Quadras públicas de Tarauacá, interior do Acre, estão abandonadas
(Foto: Duaine Rodrigues/G1)
Quatro quadras públicas para mais de 35 mil habitantes, sendo que apenas uma foi restaurada e três estão desativadas. Essa é a situação do município de Tarauacá, que fica a 400km da capital do Acre, Rio Branco. A quadra situada no bairro do Corcovado foi reformada há poucos dias e já está em funcionamento. As outras três têm previsão para voltar a funcionar em dois meses, segundo o secretário de Esporte e Cultura do município, João Maciel.
Além das quadras públicas - que não são poliesportivas, possibilitando apenas a prática do futsal - existem mais quatro quadras no município em escolas da rede estadual de ensino. Porém, o município tem oito escolas, e metade ainda não têm quadras.
Segundo o promotor Luis Henrique Rolim, um fator determinante para combater o uso de drogas e abuso de álcool na juventude, é a prática de esportes e lazer e o município de Tarauacá ainda está engatinhando nesse sentido.
As escolas da rede estadual que possuem uma quadra são: Tupaní Galdencio, Plácido de Castro, Instituto São José e Djalma Baptista. Já as escolas que não possuem quadra são: Rosaura Mourão, Deusuíte Barrozo, João Ribeiro e Edmundo Pinto.
Na rede municipal, apenas a escola José Augusto possui quadra. As escolas Rilsa Daniel, Donizete Mota, Adeumar de Oliveira e Valdina Matos não têm condições para a prática de esporte.
- Já existe um projeto para construção de uma quadra em cada escola da rede municipal que ainda não tem uma. Inclusive, em uma das escolas, já estamos em fase de licitação - disse o secretário João Maciel.
O município conta também com um ginásio coberto (poliesportivo), mas é preciso pagar para utilizar a quadra, quantia usada para manutenção e limpeza do local. Alguns usuários já levam os produtos de limpeza como pagamento. As quadras das escolas também podem ser usadas pela comunidade, mas, sob as mesmas regras do ginásio. Horário agendado e cota da limpeza.
Rio Branco, AC
Para ler mais notícias do Globo Esporte Acre, clique em globoesporte.globo.com/ac. Siga também o GE AC no Twitter.