O professor Antonio da Neves, que trabalha na Escola 15 de junho, localizada no Km 18 da BR 364, destino a Feijó, encontrou uma especie de mariposa com cabeça parecida com a de um jabuti. O bicho surpreendeu a todos na comunidade escolar.
Quem souber explicar, favor comentar no blog.
É um inseto, nome popular Jequitiranabóia ou tiranabóia. É 'parente' das cigarras, e totalmente inofensivo apesar da sua aparência.
ResponderExcluirBoa tarde, professor Accioly e seguidores do blog mais informativo dos fatos Taraucaenses!
ResponderExcluirQuero dizer que é uma satisfação imensa como taraucaense que sou, mesmo vivendo distante ainda tenho o privilégio de acompanhar as novidades da terrinha.
Em relação a esse ser meio estranho que o professor Antônio das Neves teve o privilégio de encontrar, não é, comum encontrá-lo em qualquer esquina. Se trata de um animal da classe insecta da ordem Homoptera, chamada de (Fulgora laternaria), na nossa Tarauacá, é chamado pelos ribeirinhos de TiranaBóia. Segundo a mitologia amazônica muitos mitos envolvem esse inseto, inclusive de que seja um inseto venenoso. O que assegura a Associação Brasileira de Entomologia, é que se trata de um inseto que se alimenta de seiva de plantas e não oferece nenhum perigo a humanos, durante os meses de estiagem (nosso verão) essa espécie produz um ruído parecendo de cigarra e bem alto.
Atenciosamente,
Marcondes Amorim
(Estudante de Engenharia Agronômica-UFAC)
Fulgora laternaria (Linnaeus, 1758)
ResponderExcluir