O voto é um direito de todos os seres humanos que vivem em regime democrático, que consiste em escolher individualmente o candidato que assumirá a representação de toda a sociedade.
Para determinar o candidato a ser votado, as pessoas precisam avaliar seus planos e projetos para melhorias na região. A conscientização da população para o voto justo e incorruptível é uma boa maneira de diminuir a quantidade de pessoas subornadas e compradas ilegalmente, e o policiamento nos locais de votação.
Apesar de o voto no Brasil ser obrigatório para todas as pessoas alfabetizadas com idade entre 18 e 70 anos, ele contribui para eleger uma pessoa de forma legal, já que a lei prevê que uma pessoa somente poderá assumir cargos governamentais se elegidos com maior número de votação.
É importante que o voto seja realizado a partir da satisfação do eleitor no candidato e nas possibilidades de melhoria, pois o voto não deve ser visto como uma troca de favores, quando o eleitor vota e ganha com isso dinheiro, cesta básica, material de construção, asfalto e outras coisas.
A compra de votos é ilegal, bem como a boca de urna, onde um representante de determinado candidato tenta convencer as pessoas a elegê-lo. Vale lembrar que uma pessoa capaz de utilizar de suborno e compra de votos não será um bom representante da nação ou região, pois a corrupção se mostra antes mesmo da posse do cargo público, já que busca se promover através de métodos ilegais.
No período de votação é necessário assistir o planejamento feito por cada candidato e ainda atentar para os debates feitos em emissoras de TV, pois tais debates revelam muito sobre cada candidato.
Amanhã, em todo Brasil, 136 milhões de brasileiros irão às urnas para escolher 5,5 mil prefeitos e vice-prefeitos, além de 60 mil vereadores. São mais de 400 mil candidatos querendo conquistar uma vaga no comando dos municípios pelos próximos quatro anos. É a chance de o eleitor punir os maus políticos e eleger os que têm compromisso com a administração pública.
Não saia de casa achando que votar é um saco e não vote em qualquer um, pois para escolher um bom candidato, é preciso pesquisar a proposta e o histórico dele com antecedência e acompanhar o que pensa e o que faz seu candidato, entre outros.
Votar em branco ou anular o voto, é calar-se diante das tão faladas falcatruas da política e deixar de votar por não ter transferido o domicilio eleitoral demonstra indiferença e falta de compromisso com a verdadeira cidadania e o lugar onde se vive.
Sabemos que dentro do processo eleitoral existem os bons e os maus políticos, porém, se nós que temos o poder de decisão nas mãos, simplesmente fecharmos os olhos e “lavarmos as mãos”, mais corrupção e falta de obras importantes deixaremos para as gerações futuras.
Quando aprendermos a exercer o nosso direito o Brasil não precisará mais de Leis da Ficha Limpa e nenhum candidato usará honestidade como bandeira para ganhar eleição, pois todos saberão que ser honesto não é uma virtude, mas sim obrigação de todos os cidadãos de bem.
É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas.
O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.
Como vimos, votar conscientemente dá um pouco de trabalho, porém os resultados são positivos. O voto, numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode ter consequências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento.
Por isso, DIGA NÃO À CORRUPÇÃO ELEITORAL: NÃO VENDA, NÃO TROQUE E NEM NEGOCIE SEU VOTO. VOTE CONSCIENTE.
