Polícia divulga nomes dos 27 presos da quadrilha que agia no Detran do Acre: Os criminosos emitiam CNH falsa e esquentava documentação de carros roubados.

Na manhã desta segunda-feira (11), policiais civis desmantelaram uma quadrilha de 27 pessoas, formada por servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC), funcionários de autoescolas, despachantes de veículos, um policial civil, três policiais militares, uma médica e instrutores de trânsito. O esquema criminoso foi desmantelada durante a “Operação Tentáculos”, da Polícia Civil.

A investigação começou há cerca de 10 meses, quando a direção do Detran-AC, procurou a polícia para comunicar as suspeitas que alguém estaria vendendo Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) e esquentando documentação de carros roubados em outros estados da Federação.

Segundo levantamento prévio da diretora do Detran, Sawana Carvalho, cerca de 500 CNH’s teriam sido vendidas pela quadrilha. Os criminosos cobravam R$ 1 mil pela expedição do documento. O esquema era complexo, passava por todos os estágios necessários para que um condutor possa ter o direito de dirigir.

Os delegados Alcino Ferreira Júnior e Rodrigo Comaru Noll foram os responsáveis pela operação que reuniu 130 policias civis. Durante a investigação, a polícia descobriu que o recrutamento dos corruptores era feito por instrutores de nove autoescolas envolvidas na fraude.

Policiais da Capital e do interior se reuniram durante a madrugada desta segunda-feira, no auditório da Secretária de Estado da Polícia Civil (SEPC), para, ao comando do secretário Emylson Farias, executar os 27 mandados de prisão e 36 de busca e apreensão de documentos. A polícia apreendeu R$ 7,5 mil em dinheiro, 13 computadores, seis impressoras, vasta documentação e munição.

Os 27 acusados estão sob prisão preventiva e deverão ser encaminhados para o presídio, após prestarem depoimento às autoridades policiais. A Delegacia Antiassalto (DAPC) e a Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Decco) prosseguirão com as investigações que podem resultar na prisão de mais pessoas.

O secretário Emylson Farias destacou que “o Estado vai enfrentar com muita dureza qualquer tipo de crime contra a administração pública”. Já Leandro Portela, promotor de Justiça, não descartou a possibilidade de oferecer denúncia contra as pessoas que foram beneficiadas no esquema. As CNH’s deverão ser canceladas e os autores do ato de corrupção apresentados à Justiça.

“Toda Operação Tentáculos foi acompanhada pelo Poder Judiciário, que expediu os mandados de forma célere, para que as equipes de polícia”, explicou Emylson Farias. Ele ressaltou que todos os envolvidos na fraude serão autuados e responderão por formação de quadrilha, falsidade ideológica, falsificação de documentos público, corrupção passiva e inserção de dados falsos no sistema.

Os 27 presos na “Operação Tentáculos”:

- Aleilson de Lima Almeida, o Curió – Funcionário do Detran-AC
- Antonio Teixeira Passos - Aluno soldado PM
- José Carlos Sales da Silva, o Carlão – Funcionário do Detran-AC
- Cláudio Figueiredo Teles - Aluno soldado PM
- Ayrton José Dassoler – Funcionário do Detran-AC
- Jorge Batista de Araújo – Policial civil do Instituto de Identificação
- João Naldo Pereira Monteiro – Sargento PM do Bujari
- Aroldo Souza da Costa – Despachante de veículos – preso com dinheiro e cheque
- Francisco Evando da Mota Paula – Despachante e agenciador
- Bob dos Santos Martins – Instrutor de trânsito e apontado como cabeça da quadrilha
- Francisco Raulino Júnior – Despachante de veículos e pessoa de comando
- José de Oliveira Santos
- José Augusto Soares Ayache – Motorista do Samu e instrutor de trânsito
- Hipólito Aparecido da Silva
- Anderson da Silva Oliveira
- Ricardo Nascimento Barros
- Landro da Silva Martins
- Deivid dos Santos Bezerra
- James Costa Chaves
- João da Silva Assumpção
- Chaiene Braga do Nascimento
- Alda Bezerra da Silva
- Bil dos Santos Matias
- Joelma Costa Gondin
- Franckcinato da Silva Lima
- Fernanda Fernandes Mesquita – Psicóloga
- Nelinho Pires de Castro

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem