Deputado Federal Henrique Afonso
Os partidos que formam a Frente Popular do Acre (FPA), em Cruzeiro do Sul - PT, PCdoB, PSDC, PV, PSB e PTB – se reuniram recentemente e escolheram em consenso o nome do deputado federal Henrique Afonso (PV/AC) como o pré-candidato da coligação à Prefeitura de Cruzeiro do Sul.
O anúncio da decisão foi feita após a reunião pelo vice-governador César Messias que comemorou a decisão dos dirigentes dos partidos que chegaram ao consenso sobre a indicação depois de exaustivas discussões e conversações.
“Chegamos a um consenso de unidade, pacto e decisão final de que o deputado federal Henrique Afonso será o nosso pré-candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul. Estou muito feliz por termos selado essa decisão unânime e se Deus quiser até o final da semana vamos estar com a chapa pronta para apresentar a população os candidatos a prefeito e vice que vamos apresentar para o bem da nossa Cruzeiro do Sul” afirmou.
O vice-governador destacou que junto com o governador Tião Viana sonha com a oportunidade de ver a prefeitura de Cruzeiro do Sul trabalhando junto com o Governo do Estado, lembrando que a cidade está muito grande e não pode ter um gestor que olhe apenas para um local e deixe outros passando necessidades.
“Temos que ter uma visão do todo da cidade e discutir os problemas e soluções com todos os segmentos – taxistas, mototaxistas, Associação Comercial, pequenos e micro empresários, agricultores – pois não se consegue fazer nada se não estiver dialogando com a população. O deputado federal Henrique Afonso, nosso pré-candidato esta muito bem preparado, conhece muito de Brasília, está no seu terceiro mandato e já foi candidato a prefeito. Estou muito feliz em tê-lo como nosso pré-candidato e sinto que está na hora do povo de Cruzeiro do Sul dar uma oportunidade a um candidato da Frente Popular do Acre”, disse.
O secretário de Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães, presidente da Executiva Regional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), no Acre, afirmou que na reunião foi dado um passo decisivo que vai ajudar na construção de um movimento amplo que vai juntar além das forças que integram a Frente Popular, toda a cidade, a população e as forças vivas de Cruzeiro do Sul que tem um sentimento de mudança.
PT, PCdoB, PSDC, PV, PSB e PTB
“Para se construir um movimento com sentimento de mudança é preciso primeiro construir uma unidade. Essa reunião sela a unidade em torno da candidatura do deputado federal Henrique Afonso que passa a ser o nosso pré-candidato da Frente Popular a ser homologado nas convenções dos partidos no prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral, mas também a partir de hoje se constrói um movimento em torno de um projeto para Cruzeiro do Sul que possa estar alinhado ao sentimento de mudança que vive o povo do Juruá”, afirmou.
O deputado federal Henrique Afonso disse estar muito entusiasmado com a escolha de seu nome para representar a Frente Popular do Acre como candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul.
“O Partido Verde está agregado a um grande projeto da Frente Popular do Acre e isso traz muita tranquilidade para nós. Hoje, estamos nesta condição de pré-candidato com muita responsabilidade diante de uma cidade tão importante como é Cruzeiro do Sul e diante deste debate e processo”, disse.
Henrique Afonso destacou que o processo de escolha da chapa majoritária está acontecendo há praticamente seis meses, com a participação de grandes nomes da Frente Popular - César Messias, Marcelo Siqueira, Zequinha Lima.
“Dentro de todo este diálogo acredito que no desdobramento das conversações democráticas vamos escolher entre os nomes dos professores Zequinha e Marcelo o vice, pois são nomes que gozam de plena simpatia no meio acadêmico, com trabalhos prestados e uma preparação extraordinária para que possamos fazer a composição de uma chapa que realmente possa trazer as inovações e transformações necessárias para nossa cidade”, afirmou.
O ex-vereador Zequinha Lima (PCdoB), um dos pré-candidatos da FPA, avaliou de forma positiva a escolha do nome do deputado federal Henrique Afonso, escolhido como pré-candidato em consenso por todos os partidos da coligação.
“É um amadurecimento da direção do nosso partido que está levando em consideração uma maior densidade que o deputado federal Henrique Afonso tem em vantagem aos outros pré-candidatos da Frente Popular. Há momentos que temos que ceder para avançar prá frente preservando o principal capital político que a Frente Popular tem que é a unidade. Em nome desta unidade estamos a partir deste momento abraçando a pré-candidatura do companheiro Henrique Afonso”, afirmou.
O professor Marcelo Siqueira, outro pré-candidato, afirmou que o PT tem uma responsabilidade muito grande com a população do Estado do Acre, de Cruzeiro do Sul e com a unidade da Frente Popular, lembrando que o seu partido tem a presidente da República, dois senadores e o governador do Estado que goza de grande popularidade, mas ao invés de usar de prepotência ou arrogância preferiu avaliar quem é o melhor candidato.
“Fizemos consultas populares e percebemos que o companheiro Henrique Afonso – chamamos ele de companheiro de todo coração, porque era assim que ele era tratado dentro do PT - está num momento político extraordinário e pronto para um eventual processo eleitoral. Se Deus quiser e o povo assim desejar ele vai governar nossa cidade. Nossa responsabilidade foi de garantir a unidade e colocamos nosso nome a disposição como pré-candidato a vice. Tem um movimento universitário e estudantil muito forte a favor deste pacto de geração, o Henrique com sua maturidade, junto com o jovem que representa o passo inicial na política, caminhando com o objetivo de zelar da nossa cidade e cuidar da coisa pública”, disse.
http://www.vozdonorte.com.br