Despesas de casa do prefeito de Tarauacá eram pagas com dinheiro da prefeitura

Vando Torquato

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) descobriu que o prefeito afastado de Tarauacá, Wando Torquato, e o secretário de finanças, faziam compras para as residências pessoais e enviavam as contas para a Prefeitura.

Em dois anos, o prefeito gastou R$ 43 mil com gêneros alimentícios e materiais de limpeza pagos com dinheiro público.

A descoberta veio depois que o TCE fez uma auditoria nas contas do prefeito entre os anos de 2009 e 2010.

Os técnicos do Tribunal descobriram problemas gravíssimos e até inacreditáveis. Em dois anos, Wando Torquato contratou, de forma temporária, 537 pessoas.

Para não ir de encontro à Lei de Responsabilidade Fiscal, ele não contabilizava esses pagamentos como despesa de pessoal.

O mais grave veio de outra constatação, existiam 100 servidores com cargos comissionados e 43 deles recebiam da prefeitura sem trabalhar. Eram funcionários fantasmas.

Quando foi questionado sobre os gastos com a residência pessoal, o prefeito ainda tentou enganar a Promotora de Justiça da cidade, enviando a cópia de uma lei aprovada na Câmara de Vereadores.

Quando o Ministério Público foi investigar a lei, descobriu uma farsa. A norma falava em saúde pública e nada relatava sobre os gastos pessoas do prefeito serem pagos com verbas públicas.

A relatora do processo, conselheira Naluh Gouveia, mostrou que o prefeito adulterava os contracheques de alguns funcionários para que eles pudessem pegar altos empréstimos.

Depois, esse dinheiro era repassado ao Prefeito. Tem ainda um gasto de R$ 797 mil em diárias, onde não existe prestação de contas.

O TCE pediu a abertura de processo autônomo contra o gestor, está exigindo o ressarcimento de R$ 2,2 milhões e o pagamento de uma multa de R$ 226 mil.


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