Oscar Júnior: Mais um jovem advogado filho de Tarauacá.


Olá meus nobres amigos conterrâneos. 

Há 7 (sete) anos eu saí da cidade de Tarauacá com vistas à uma formação. Cheguei à capital de todos os acreanos (Rio Branco) e me inscrevi em cursinho preparatório para o vestibular. 

Nessa esteira, e paralelo a isso fiz o ENEM e o vestibular da UFAC. Não conseguindo a pontuação necessária para ingressar nos quadros dessa instituição. Em seguida fiz a minha inscrição no PROUNI - Programa Universidade para Todos. Como a minha média no ENEM foi alta eu ganhei duas bolsas integrais de estudos. Uma em Sociologia e outra em Direito. 

Resolvi optar por Direito. Entrei na faculdade e comecei a descobrir um universo fantástico. As dificuldades foram grandes, mas o meu sangue e o meu sonho de tarauacaense foram maiores. Surgia então a necessidade de estagiar. Mas como? Eu não tinha nenhum grande padrinho político e tampouco pequeno. 

Foi então que uma professora me convidou à estagiar na Procuradoria do Município de Rio Branco. Posteriormente eu participei do concurso de estágio da Justiça Federal, garantindo uma vaga de estágio. Em seguida, por conta das necessidades de morar longe de casa, eu fiz o concurso do Instituto Penitenciário do Acre – IAPEN-AC, conhecendo então o complexo prisional do nosso Estado. 

Cumpre notar que essa foi uma das maiores experiências da minha vida, senti na pele o resultado final do direito penal e das mazelas sociais. Mas não parou por ai, não me sentia bem psicologicamente trabalhando no presídio, embora eu precisasse. Foi então que decidi sair e fiz o concurso de estágio do Ministério Público Federal, um dos concursos de estágio mais concorridos da área do direito. 

Com dificuldades, tais como a saudade, limitações financeiras me formei, realizei meu grande sonho e o sonho da minha família. 

Hoje sou assessor jurídico, (por conta do meu valioso currículo) a convite da Drª Márcia Krause (Procuradora de Estado) na Procuradoria Geral do Estado, passei no carrasco Exame da Ordem dos Advogados. 

E atualmente também sou advogado e no mês de abril irei compor uma banca de advogados, prestando serviços de qualidade para a sociedade Acriana. 

Meus sonhos nunca foram individuais. Sempre nas minhas orações peço a Deus sabedoria para poder enfrentar as dificuldades da vida e ajudar a quem necessita. Minha formação, minha OAB, não são apenas conquistas pessoais, são conquistas de um povo que eu admiro e que amo. 

Diante de tudo isso eu deixo a mensagem de que sonhar faz parte da realidade do ser humano, mas acordar e arregaçar as mangas faz parte da história de vida dos guerreiros. Deixo um abraço carinhoso para todos os meus conterrâneos. 

E em breve estarei fazendo um ciclo de palestras no Vale do Juruá, passando por Tarauacá. 

Oscar Soares Júnior é tarauacaense, filho de Raimunda Nonata Gomes Soares e Oscar Soares Neto, irmão de Rafaela Monique Gomes Soares e tio da Ana Luisa e Luis Felipe e neto de Maria Accioly.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem