Blog do Panthio: Confira o Quadro da disputa eleitoral, em algumas Cidades do Acre

Em Cruzeiro do Sul - Corre um boato pela cidade e inclusive foi confirmado por alguns vereadores, que o prefeito de Cruzeiro do Sul; Wagner Sales,está quase 100% decidido que não será candidato a reeleição. Patinando em indicies negativos na avaliação popular, o mesmo pensa em se resguardar para uma disputa de deputado federal em 2014.

Só resta saber quem seria o plano B do PMDB, pois hoje não se ver outro nome com condições reais de disputar de igual pra igual com a FPA. Sem uma equipe de articuladores políticos, que fizesse o pára-choque entre gestão e problemas da cidade, o mesmo deu a cara a tapa e sofreu amargo desgaste com o povão, o mesmo que o elegeu.

Em uma nova entrevista concedida a Rádio e TV Juruá, o Deputado Federal Henrique apimentou ainda mais o debate interno na FPA. O mesmo mandou alguns recados duros aos dirigentes partidários, indagando sobre a falta de diálogo na construção coletiva de um nome de consenso, que possa por fim de uma vez por todas nestas especulações que rondam o meio político.

O Deputado Henrique Afonso, deve lutar sim pra estar no debate, mas acho difícil ele ser candidato isolado caso não seja o escolhido da FPA.

Rio Branco - Em Rio Branco, a oposição estar um salto alto só. Quem conversa com pessoas ligadas aos mesmo, a conversa é que já ganharam e que não tem pra ninguém. Segundo me dizia um assessor do Senador Petecão, o Fernando Melo vai sim tirar a vitória de Bocalon no Primeiro turno. Mas em compensação; eles virão unidos e com tudo pra cima da candidatura da FPA no segundo turno.

Por falar em Rio Branco, a Frente Popular continua sem definir a chapa que disputará a sucessão de Raimundo Angelim. Marcus Alexandre do PT e Perpétua Almeida do PCdoB, continuam com os dois nomes em discussão, para daí um deles enfrentar esse grande desafio de reafirmação da Frente Popular na Capital.

Alguns colunistas falam da eleição em Rio Branco, como se já tivesse um candidato escolhido pela FPA. Ao que se sabe de verdade é que nada foi definido e que a escolha não decisão isolada de figura A ou B, mas uma construção coletiva entre todos os partidos que compõem essa Frente.


Marechal Thaumaturgo - Depois dos escândalos que culminou no afastamento do prefeito Randson Almeida do PMDB, a oposição deixa de ter qualquer chance no processo deste ano. Mesmo com a permanência do vice Mauricio Praxedes do PSDB, agora ocupando o cargo de titular, a credibilidade dessa gestão foi para o buraco.A FPA tem dois bons para a disputa, Itamar de Sá do PT e Edvan Pinheiro. Qualquer um desses dois que disputar, vem com chances reais de vencer.

Pessoas ligadas ao prefeito afastado de Marechal Thaumaturgo (Randson Almeida), contam que o mesmo foi abandonado pelos aliados políticos. Para aumentar ainda mais a desgraça, o vice que agora é titular; Mauricio
Praxedes(PSDB), faz o que pode para enrolar ainda mais Randson. O que intriga é que o pivô dos escândalos,que foi a ex-secretária de educação do município; Sandra Pinheiro, foi nomeada na pasta por indicação do próprio Mauricio.

Por falar neste caso de Marechal Thaumaturgo, a policia precisa desvendar como a família de Sandra, conseguiu adquirir tantos patrimônios em três anos de gestão da mesma a frente da secretaria de educação do município.

Rodrigues Alves - Pessoas ligadas ao PP de Rodrigues Alves, falam que o ex-prefeito DEDA estar consciente de que por impedimento judicial, o mesmo não será candidato a prefeito do município. Sendo assim o plano B Já foi montado, o partido progressista apostará suas fichas na deputada estadual Maria Antônia que é esposa de DEDA. 

A FPA do Acre precisa de alguns ajustesno municipio, tem em Rodrigues Alevs um dos quadros mais complexo e requer um cuidado na construção de uma aliança.

Mâncio Lima - Mâncio Lima tem uma situação delicada, o prefeito Gleidson Rocha do PMDB estar alianhadissimo com o governador Tião Viana. Com a certeza de que não pode ser candidato por impedimento da justiça, o ex-prefeito Luiz Helosman do PP, deixa a oposição em uma situação difícil. Dizem que o PT se articula com outras forças, para enfrentar a dupla Cleidson Rocha e Ériton Maia

Porto Walter - Já em Porto Walter a situação é delicada. Finalizando o segundo mandato consecutivo, a FPA estar enfrentado um natural desgaste e busca se reposicionar no cenário político no município. Os nomes que estão postos são do Vice de Neuzari; Zezinho Gadelha do PCdoB, Anchieta do PT e do radialista Nonato Costa do PSB.

Já a oposição enfrenta problemas com falta de nomes com credibilidade, para encarar os Governista na disputa e vão apostar no empresário Zezinho Barbary do PMDB. Barbary foi vereador no pior momento político que o município já enfrentou, quando tinha como prefeito; Wanderley Sales, irmão de Wagner Sales.

Tarauacá - Em Tarauacá, a prefeita afilhada do senador Sergio Petecão; Marilete Vitorino do PSD, amarga números desfavoráveis e tenta de forma desesperadora, encontrar um rumo na sua gestão, até aqui reprovada pelo povo tarauacaense . Segundo o que dizem algumas pessoas, a mesma tenta cooptar adversários com cargos na prefeitura. Se a FPA, conseguir unificar os partidos em torno de uma única candidatura, bate sem muitos sacrifícios a atual prefeita do PSD.

Feijó - Em Feijó, poderíamos dizer que a história seria diferente, se os partidos da oposição se unificassem em torno do prefeito DINDIN, como o mesmo é visto como principal responsável pela derrota de Bocalon para governador em 2010, o mesmo ficou meio isolado pelos seus aliados. Assim o seu vice espatifou a aliança entre PSDB e PMDB e os dois irão caminhar em palanques diferentes.

A FPA tem alguns nomes que podem entrar com chances, mas o que vai pesar no município, é a alta popularidade do Governador Tião Viana, que tem em Feijó um dos maiores índices de aprovação.

Postado por Francisco Panthio

1 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. Concordo plenamente com vc Acioly, a prefeita perdeu o rumo e agora tenta de forma aliciadora conquistar o apoio de algumas lideranças oferecendo cargos com salários tentadores, com isso vai deixando o eleitor mais humilde revoltado, é o caso do Júnior Feitosa(bocão), que ela arranjou uma maneira dêle ganhar sem trabalhar e morando em Rio Branco, esse é apenas um exemplo entre outros.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem