TIÃO VIANA VIRA PROFESSOR DA UNINORTE


O governador do Acre, Tião Viana (PT), se prepara para atuar, a partir de fevereiro de 2012, como professor do curso de pós-graduação "Enfermagem em Terapia Intensiva e Transplante de Órgãos Abdominais", na União Educacional do Norte (Uninorte), a maior instituição de ensino superior privado do Estado.

Viana, que é professor concursado da Universidade Federal do Acre (Ufac) desde 2006, lotado no Centro de Ciências da Saúde, jamais chegou a ministrar uma disciplina regular no curso de medicina da instituição pública.

Nos últimos cinco anos, a participação dele para a formação de novos profissionais médicos, por meio da Ufac, tem se limitado a realização de aulas inaugurais e palestras esporádicas.

Ao prestar concurso público para ingresso na Ufac, Viana era senador da República com residência fixa em Brasília. Foi aprovado e nomeado, tomou posse como professor e, simultaneamente, licenciado por não poder compatibilizar a atividade acadêmica com o exercício do cargo político.

De um lado, está a universidade pública com uma vaga docente retida por profissional que não desempenha suas funções acadêmicas porque atualmente ocupa o cargo de governador do Acre.

De outro, a faculdade privada usa o governador como garoto-propaganda de um produto mercadológico que se articula ao novo programa de saúde do governo estadual para transplante de órgãos.

A primeira-dama do Acre, Marlúcia Cândida, atua como professora e coordenadora do curso de arquitetura e urbananismo da Uninorte desde quando o marido era senador e também residia em Brasília.

Além disso, o empresário Ricardo Leite, proprietário da Uninorte, faz parte do círculo mais íntimo de amizades do governador e da primeira-dama.

O curso em que Tião Viana será um dos professores terá 480 horas, com duração de 15 meses. O investimento dos interessados corresponde a 18 parcelas de R$ 695,00, mais taxa de inscrição de R$ 75,00.

De acordo com o material publicitário distribuído na cidade pela Uninorte, o governador Tião Viana já confirmou presença como professor.





3 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. E pode? Sendo o governador do estado, cargo para o qual foi eleito, com as calças na mão, mas, foi ele não tem que ter "dedicação exclusiva ao cargo"? Governador não tem horário de trabalho, ele é governador 24 horas por dia, 365 dias por ano, o que não lhe deixa brecha para lecionar ou ele vai usar parte de seu tempo pra fazer um "bico"?

    ResponderExcluir
  2. Acredito no potencial e capacidade de Tião de conciliar horários. Por outro lado, ele é um médico competentíssimo e feliz daquele que o tiver como professor. Isso não vai tirar seu mérito enquanto governador, ao contrário, chega até a ser uma ação pública, por repassar o que sabe. De que adianta termos o conhecimento se resolvermos deter apenas para nós?

    ResponderExcluir
  3. já postei um comentário, mas meu e-mail oficial é:

    erimar.gomes.maia@hotmail.com

    o que consta é o do blog:

    mayati-maya@exemple.com - este

    não recebe e-mail.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem