A BR-364 é um desafio constante para o governo do Estado do Acre. Essencial para vida social e econômica, a estrada, que pela primeira vez em 43 anos está aberta durante o inverno, precisa de reparos para sua manutenção em solo amazônico, desfavorável para a construção de uma rodovia. Bem próxima de ser concluída, a BR-364 ainda exige uma atenção especial do governo federal para se tornar completa: a ponte sobre o Rio Madeira, em Rondônia, para eliminar a necessidade de travessia com balsas. A obra recebeu aval positivo do Ministério dos Transportes.
O projeto de recuperação e manutenção da BR-364 foi entregue pelo governador Tião Viana e o senador Aníbal Diniz ao ministro dos Transportes, Paulo César Passos, e à direção do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Denit). O projeto prevê tapa-buraco, restauração, recapeamento e drenagem de trechos da rodovia entre a divisa do Acre com Rondônia até Sena Madureira e entre os municípios de Feijó e Tarauacá. A previsão de recuperação de todos os lotes que precisam de reparos é de aproximadamente seis meses. A segunda etapa do projeto está prevista para 2012.
Onde houver necessidade de restauração nós vamos fazer, recuperando e mantendo para assegurar a qualidade de uma rodovia que é a vida do povo do Acre”, disse o governador Tião Viana, garantindo a recuperação e manutenção de todos os trechos da rodovia para assegurar trafegabilidade e segurança.
A primeira etapa do projeto envolve recursos na ordem de R$ 11 milhões. De acordo com o governador Tião Viana, o ministro Paulo Cesar Passos também acenou com a execução do projeto da ponte sobre o Rio Madeira.
“Sobre a ponte do Madeira, determinaram uma sondagem para saber qual a profundidade e a estrutura necessária para a obra. O ministro se comprometeu que ao final de 90 dias o estudo estará finalizado, para que sejam feitas a licitação e a contratação das obras do Rio Madeira. Da mesma forma que há um compromisso do governo para a conclusão da BR-364, também há um compromisso do governo da presidente Dilma para executar a ponte sobre o Rio Madeira e finalizar essa ligação com o Pacífico através da BR-364 e BR-317”, disse o senador Aníbal Diniz.
Durante o governo Binho Marques, foi investido mais de R$ 1 bilhão nas obras da BR-364. Somente este ano foram investidos mais de R$ 300 milhões. Pela primeira vez em 43 anos, desde que a estrada começou a ser construída pelo Batalhão de Engenharia e Construção, do Exército Brasileiro, a estrada permaneceu aberta no inverno amazônico, quando cessava qualquer possibilidade de tráfego na BR-364, mesmo por carros traçados.
As grandes pontes da BR-364, um desafio de gigante vencido pelos governos da Frente Popular em parceria com o ex-presidente Lula, estão ou concluídas, como as pontes sobre os rios Tarauacá e Juruá, ou em fase de conclusão, como a ponte sobre o Rio Jurupari.
(Agência de Notícias do Acre)