Comunidade Indígena Igarapé do Caucho, no município de Tarauacá (Foto:Assessoria IDM)
No último dia 4, o Governo do Acre, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM), concluiu o Curso de Formação Inicial e Continuada em Informática Básica para a Comunidade Indígena Igarapé do Caucho, no município de Tarauacá.
O curso, que foi viabilizado pelo Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Acre (Proacre), foi resultado de uma ação conjunta entre o IDM e a Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE), através da Coordenação de Educação Indígena. Foram certificados 32 educandos da etnia Kaxinawá: estudantes de ensino médio e educadores da Escola Estirão do Caucho.
O Proacre é um programa do Governo Estadual voltado principalmente às populações rurais/florestais, que procura contribuir para a melhoria da qualidade de vida, tendo como prioridade aquelas localizadas em zonas com maior isolamento, maior fragilidade ambiental e onde o acesso a serviços básicos de saúde e educação é mais difícil, como áreas indígenas, por exemplo. O programa visa a inclusão social associada ao desenvolvimento econômico comunitário.
O curso teve duração de 80 horas/aula, iniciando dia 10 de outubro e sendo finalizado dia 4 deste mês. Foi executado pelo Centro de Formação e Tecnologias do Juruá (Ceflora), que realizou o acompanhamento técnico e pedagógico. (Agência-Acre)