Na ultima semana, o projeto Tribuna Popular esteve no município de Feijó. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores da cidade, e teve a participação intensa da população, comerciantes, líderes políticos e indígenas de várias etnias.
Índios das aldeias Kaxinawá, Paroá e Ashialenca apresentaram graves denuncias ao deputado federal Henrique Afonso (PV-Ac) sobre as reais condições da saúde indígena no município que fica distante 378 km da capital.
Um grupo formado por mais de dez indígenas presentes durante a realização da Tribuna, chegou a afirmar que não existe postos de saúde em suas comunidades e muito menos um barco para o transporte. “Vários parentes morreram porque não temos como trazer eles para a cidade, e não existe médicos em nossa comunidade, os agentes de saúde não aparecem por lá”, afirmou o líder do movimento.
O deputado Henrique Afonso, ouviu atentamente a reclamação dos indígenas. “Através da realização dessa Tribuna Popular percebo que existe urgência e transparência nas políticas públicas, são pessoas que precisam da atenção do poder público, e pretendo dedicar duas emendas para o município de Feijó, e uma delas será uma tentativa de melhorar a saúde indígena que clama por socorro”, afirmou o parlamentar.
Os grupos indígenas agora vão apresentar um documento contendo as principais reivindicações para que as emendas possam ser liberadas o mais rápido possível.
Henrique Afonso, vai ainda debater sobre o tema na Câmara Federal. (fonte: assessoria)