O sorriso expresso no rosto de cada mãe, pai, esposa que lotou o Teatro Plácido de Castro na manhã desta terça-feira, 17, denunciava o orgulho em ver pessoas amadas ingressando numa das mais belas profissões: a carreira militar. Iniciou hoje uma nova turma de formação de soldados, para 133 alunos, que, a partir de agora, passam, oficialmente, a ter vínculo com a Polícia Militar. Eles faziam parte do cadastro de reserva do concurso realizado em 2008 e foram convocados pelo Governo do Estado.
O curso de formação tem duração de nove meses, e, segundo o comandante da corporação, coronel José Anastácio, é um dos mais longos do Brasil. “Nosso policial sai preparado para enfrentar diversas situações do dia a dia policial e também com instruções teóricas e práticas nas áreas de direitos humanos, disciplinas jurídicas, sociologia, e educação ambiental, que é uma inovação do Governo do Estado”, disse.
Todos os alunos passaram pelos exames médicos e pelo processo de investigação social e criminal previsto no edital do concurso. Durante o curso eles farão atividades de policiamento ostensivo em grandes eventos. “Nós estávamos ansiosos pela chegada deste reforço em nosso efetivo, que vem atender parte das nossas necessidades. Fico feliz com a iniciativa do Governo do Estado”, comentou o coronel Anastácio. Segundo o comandante, 80% dos novos policiais ficarão em Rio Branco e os demais farão parte do policiamento nos municípios.
O governador Tião Viana falou sobre a importância da carreira militar e o orgulho que sente pela corporação, lembrando aos alunos os valores da vida que serão cobrados no dia a dia policial. “Que o ideário militar faça parte da vida de vocês, na construção de um futuro. Acredito na PM, nos valores que tem e que defendem. Os senhores estão diante de uma polícia militar madura e capaz de responder às necessidades da sociedade. Vocês terão muitas situações imprevisíveis no dia a dia de trabalho. Lembrem que a força não é apenas para arrobar portas quando preciso, mas para suportar os momentos difíceis que virão”, disse.
O secretário de Segurança, Reni Graebner, lembrou a responsabilidade que o vínculo com a PM traz. “Vocês já estão vinculados à polícia militar e saibam que agora têm o compromisso de honrar essa valorosa corporação. O Estado lhes dará poderes de polícia, mas todo o excesso será punido. Humildade e cautela são necessários sempre”. (Agência-Acre)