Juíza de Direito realiza inspeção judicial na agencia do Banco do Brasil de Tarauacá


Acolhendo requerimento formulado pelo Ministério Público local, nos autos da ação civil pública proposta pelo Ministério Público em face de Banco do Brasil S/A, foram realizadas, nos dias 26/09/2011 e 10/10/2011, duas inspeções judiciais pela Dra. Joelma Ribeiro Nogueira, Juíza de Direito da Comarca, acompanhada da Promotora de Justiça Eliane M. Kinoshita e de servidores do Judiciário e MPE, para verificar as condições de atendimento aos usuários de serviços bancários. 

A ação foi proposta pelo Ministério Público visando melhorias no atendimento prestado pela instituição bancária à população tarauacaense, relacionadas a:
1. adequação do tempo de espera nas filas, de acordo com a Lei Municipal nº 616/2005, que dispõe sobre o tempo de espera em filas de órgãos públicos e privados no Município de Tarauacá (máximo de 20 minutos em dias normais e 30 em dias que antecedem e sucedem feriados, dias de pagamento dos vencimentos dos servidores públicos); 

2. Destinação de caixa exclusivo para atendimento preferencial (idosos, portadores de necessidades especiais, grávidas, etc);

3. Colocação de sinalização adequada para portadores de necessidades especiais; retirada de qualquer barreira ou obstáculo que dificultasse a acessibilidade e construção de sanitário acessível às pessoas portadoras de necessidades especiais;

4. Abastecimento regular dos caixas automáticos com dinheiro e papel para impressão de cheques, extratos e saldos;

5. Implantação de sistema de controle nas agencias, mediante distribuição de senhas;

6. Destinação de mobiliário adequado ao atendimento; etc 


Desde a propositura da ação, várias melhorias foram implementadas pelo Banco, destacando-se a garantia de acessibilidade para portadores de necessidades especiais, modernização das máquinas, colocação de cadeiras/poltronas para maior conforto dos usuários e aumento do número de funcionários. 

Porém, continuavam chegando reclamações sobre o tempo de espera nas filas, notadamente nos dias de pagamento de servidores públicos e vésperas de feriados prolongados.

Para comprovar a situação, a Promotora de Justiça requereu a realização de inspeções judiciais, em dias alternados, incluindo-se dias de pagamentos aos servidores, nos quais o tempo de espera é maior. 

Desta forma, as datas escolhidas pelo Juízo referiam-se a dias de pagamento de servidores públicos, nos quais se esperava grande demanda de atendimento. 

Entretanto, para surpresa, durante a primeira inspeção, o atendimento ao público na agencia estava bastante tranquilo e praticamente não havia filas nos caixas. 

No segundo dia, o fluxo de atendimento estava também tranquilo, embora tenha sido constatada a presença de algumas pessoas na fila, com tempo de espera superior ao fixado em lei municipal. Todos aguardavam sentados nas cadeiras colocadas à disposição dos clientes. Nessa data, segundo informou a gerência, havia grande demanda de abertura de contas e pagamento de servidores municipais que passaram a receber, nesse mês, por meio de conta bancária (data de pagamento de servidores municipais). 

Importante destacar que a Instituição demonstrou estar empenhada em promover melhorias ao atendimento dos usuários, procurando se adequar aos pedidos feitos na na ação civil pública. 

Com a ação proposta e as medidas já adotadas pelo Banco, inclusive com o aumento do número de funcionários, o Ministério Público espera que os usuários dos serviços bancários tenham atendimento digno, rápido e de qualidade.

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