Prefeitura cumpre sentença da justiça e ruas de Tarauacá começam a receber sinalização

Equipe de Engenharia do Detran

Até que enfim, começa a aparecer parte do dinheiro dos nossos impostos.  Uma equipe de Engenharia de Trânsito do Detran-Ac está em Tarauacá trabalhando na sinalização das principais ruas da cidade em colaboração com a Prefeitura de Tarauacá. 

Avenida Coronel Juvêncio de Menezes - Centro de Tarauacá

A prefeitura cumpre, assim, sentença do Tribunal de Justiça do Acre a pedido do Ministério Público, em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta firmado ainda no ano de 2005. Como o TAC não foi cumprido, o MP entrou com uma ação de execução e o Tribunal acolheu.  O Município está fornecendo placas, tinta, estadia e alimentação para uma equipe composta de 14 trabalhadores do Detran que vieram da região do Juruá executar os serviços.

Presença do governo do Estado

A Polícia Militar fez todo o levantamento das vias públicas que deveriam receber sinalização e o Governo do Estado ofereceu equipamentos e homens com capacidade técnica para realização dos serviços. Além da sinalização, a prefeitura deverá desenvolver campanhas educativas e serviços de manutenção das vias públicas.

Equipamento especial do Detran

O Código de Trânsito Brasileiro, prevê uma clara divisão de responsabilidades e uma sólida parceria entre órgãos federais, estaduais e municipais. Os municípios, em particular, tiveram sua esfera de competência substancialmente ampliada no tratamento das questões de trânsito. Aliás, nada mais justo se considerarmos que é nele que o cidadão efetivamente mora, trabalha e se movimenta, ali encontrando sua circunstância concreta e imediata de vida comunitária e expressão política.

Dorival Lima - Encarregado dos serviços do Detran

Compete aos órgãos executivos municipais de trânsito exercer nada menos que vinte e uma atribuições. Uma vez preenchidos os requisitos para integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito, ele assume a responsabilidade pelo planejamento, o projeto, a operação e a fiscalização, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais. A prefeitura passa a desempenhar tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito.


Sinalização Horizontal

Sinalizção Horizontal - É um subsistema da sinalização viária que se utiliza de linhas, marcações, símbolos e legendas, pintados ou apostos sobre o pavimento das vias. Tem como função organizar o fluxo de veículos e pedestres; controlar e orientar os deslocamentos em situações com problemas de geometria, topografia ou frente a obstáculos; complementar os sinais verticais de regulamentação, advertência ou indicação


Sinalização Vertical

Sinalização Vertical - É um subsistema da sinalização viária, que se utiliza de placas, onde o meio de comunicação (sinal) está na posição vertical, fixado ao lado ou suspenso sobre a pista, transmitindo mensagens de caráter permanente e, eventualmente, variáveis, mediante símbolos e/ou legendas pré-reconhecidas e legalmente instituídas. As placas, classificadas de acordo com as suas funções, são agrupadas em um dos seguintes tipos de sinalização vertical: Sinalização de Regulamentação,Sinalização de Advertência, Sinalização de Indicação, Placas Educativas e Placas Indicativas de Serviços Auxiliares e Atrativos Turísticos.

1 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. O que adianta silanzar as ruas da cidade se as mesmas estão esburacadas??? Acredito que deveriam primeiro consertar a pavimentação para depois poder sinalizar.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem