Tradição da Família Abreu em produzir móveis
Francisco Abreu de Souza, ou simplesmente Tenente Abreu, é um Polícial Militar do quadro da Instituição em Tarauacá. Abreu faz parte da segunda geração de uma família que tradicionalmente trabalha no ramo de movelaria.
Polícial Militar há 18 e marceneiro há 30 anos, mantendo a tradição da família, montou uma marcenaria que produz móveis e gera emprego e renda para alguns pais de família do município.
Abreu disse que está muito animado com possibilidade da construção de um Pólo Moveleiro em Tarauacá assegurado pelo Secretário Edvaldo Magalhães em diversas reuniões com a classe.
Outra expectativa vivida por Abreu é a realização da Expo-Tarauacá onde o mesmo, juntamente com outros profissionais, terão a oportunidade de expor seus produtos ao conhecimento da sociedade.
mesa em construção para exposição na Expo-Tarauacá
mesa pronta para exposição
Marcenaria é o trabalho de transformar madeira em um objeto útil ou decorativo. A marcenaria evoluiu da carpintaria, na atualidade sofreu algumas mudanças, pois o profissional nesta área trabalha principalmente com laminados industrializados (madeira), como compensado (Brasil) ou contraplacado (Portugal), aglomerado, MDF, Laminado melamínico, folhas de madeira, etc.
O marceneiro deve possuir o dom da criatividade e saber desenhar em perspectiva, além de ter um vasto conhecimento do uso das ferramentas e materiais dessa área. No uso de máquinas (serra circular ou de fita, tupia, formão, desempenadeira, etc) a cautela é primordial, pois qualquer acidente pode ser irreversível.
A marcenaria abrange o fabrico de móveis, mas está mais ligada ao trabalho artesanal do que ao trabalho industrial. Apesar de o marceneiro moderno fazer uso de máquinas, para grande parte de seu trabalho, ele ainda é um artesão. Um profissional que produz exclusivamente móveis, principalmente de chapas industrializadas como o MDF e o aglomerado, designa-se antes como moveleiro.(http://pt.wikipedia.org/).
Caro Accioly,
ResponderExcluirEis aí, um grande profissional, tanto na glolriosa Polícia Militar do Acre, quanto em sua marcenaria.
Tenente Abreu, é sem dúvida um valoroso cidadão pela honestidade, descência e bom caráter que tem.
Sem dívida nenhuma, Ten. Abreu honra muito a farda que veste e enche de orgulho os habitantes de nossa querida cidade de Taraucá.
Forte abraço para você amigo Accioly.
Para todos os meus amigos da PM-TK e de forma especial, ao meu amigo Ten. Abreu e o Comandante Capitão Gonzaga.
Do: Victinho