Dora Holanda - Gerente de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde
O município de Tarauacá, através da Secretaria Municipal de Saúde, sempre se destacou pelos resultados obtidos em campanhas de vacinação, especialmente contra a poliomelite. Na ultima campanha, por exemplo atingimos o índice de 96% de cobertura.
Mas, essa realidade parece que mudou na campanha de 2011. Até agora apenas 56% das crianças foram vacinadas e a campanha já se encerra no próximo dia 15 de julho. Mais de 2.000 crianças de 0 a 5 anos ainda precisam ser vacinadas.
Por conta disso veio a Tarauacá, a Gerente de Imunização da Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Acre, Dora Holanda, para saber as razões do problema e tentar buscar soluções junto à Secretaria Municipal de Saúde.
Ontem aconteceu uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde para a discussão das estratégias que serão utilizadas para se chegar até as mais de 2000 crianças que ainda não tomaram a dose da vacina.
Se você ainda não vacinou sua criança de 0 a 5 anos, procure agora mesmo o posto de saúde mais próximo de sua casa. Lá você vai encontrar a vacina contra Paralisia Infantil, Sarampo e Rubéola. Não esqueça de levar o cartão de vacinação da criança para atualizá-lo.
O que é poliomielite e paralisia infantil - A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil quando ataca crianças, é uma infecção viral causada pelo poliovírus. A doença pode ser moderada ou severa. Nos casos mais graves a poliomielite pode levar à paralisia e morte.
Sintomas da poliomielite - Na maioria dos casos, pessoas infectadas com o poliovírus não se sentem doentes. Algumas vezes o vírus pode causar sintomas parecidos com os da gripe pode alguns dias ou uma combinação de febre, mal-estar, sonolência, dor de cabeça, dor muscular, corpo dolorido, náusea, vômito, diarréia ou constipação, e dor de garganta. Em aproximadamente 4% dos casos, a poliomielite causa meningite, uma infecção nos revestimentos do cérebro. Em menos de 1% dos casos de poliomielite há paralisia que torna difícil mover um ou ambos os braços e pernas, e mais raramente, os músculos respiratórios.
Quando os sintomas da poliomielite aparecem depois da infecção? - Os sintomas da poliomielite geralmente aparecem de 6 a 14 dias depois da infecção pelo vírus, mas há casos em que demoraram só 3 dias ou mais de 35 dias.Como e por quanto tempo a pessoa pode transmitir a poliomielite? - A poliomielite é altamente infecciosa. Somente humanos podem contrair poliomielite. Pacientes são mais infecciosos de 10 dias antes a 10 dias depois do aparecimento dos sintomas. Porém, pacientes podem espalhar a poliomielite pelo tempo que o vírus estiver no intestino e saliva. O vírus pode ser encontrado na saliva de pacientes por aproximadamente 1 semana depois do aparecimento dos sintomas e no intestino por 3 a 6 semanas.
Infecções passadas de poliomielite fazem a pessoa ficar imune? - Há três tipos de poliovírus. Infecção por um desses tipos ocasiona imunidade para toda a vida para esse tipo específico, mas não necessariamente para os outros tipos.Tratamento para poliomielite - Não é remédios nem antibióticos específicos que sejam eficientes contra o poliovírus. Pessoas que contraem poliomielite precisam de atenção médica para avaliar as complicações potenciais da doença e para reabilitação.
Complicações associadas à poliomielite - A complicação mais séria da poliomielite é a paralisia, que geralmente afeta as pernas. A paralisia dos músculos usados na respiração e deglutição pode ocasionar morte.
Vacina para poliomielite - Existem dois tipos de vacina contra poliomielite: a oral com vírus vivo e a injetável com vírus inativo. A vacina oral para poliomielite é dada em gotas na boca. A vacina injetável é dada na perna ou braço. A programação de vacinação recomendada para crianças é de de um total de 4 doses dadas com 2 e 4 meses de idade, entre 6 e 18 meses de idade, e com 4 anos.
Prevenção da poliomielite - A única forma eficiente de controlar a poliomielite é manter a maior taxa possível de vacinação na comunidade.