Professor Accioly,
Há a aproximadamente 30 anos que o conheço. Desde a época da Escola Omar Sabino de Paula - que nem existe mais. O admirava também ao ouvi-lo na antiga Rádio Educadora 15 de junho, quem não se lembra do programa “Não diga não!”. Sempre se destacando na comunidade como um idealista. Um cidadão de bem, pai de família exemplar: conheço poucos que demonstram uma admiração tão explícita quanto a sua pelos filhos. Homem que tem na verve o dom ensinar e de se comunicar, com isso tornou-se professor e locutor.
Tempos depois foi meu professor no ensino médio. Sempre o admirei pela capacidade de nos fazer pensar, entender que a história é dinâmica, que temos que ir além do que está escrito para compreendermos o todo. Isso até hoje me serve para ter uma visão crítica da sociedade em que estamos inseridos.
Multifaceta, tornou-se líder sindical, comunitário e o melhor disso tudo: ativista cultural. Iniciou um ciclo de valorização e reconhecimento dos artistas tarauacaenses em vários segmentos. Ante a inércia do poder público, impulsionou a cena cultural do município, dando vez aos que estavam esquecidos por políticas públicas de incentivo cultural.
Com a popularização da mídia eletrônica não se fez de rogado. Criou um blog: Blog do Accioly. Acessado por tarauacaenses ou simpatizantes espalhados pelo Brasil quiçá pelo mundo. Fonte de informação dos acontecimentos de nossa terra, nos permitindo manter um vínculo com a terra mãe gentil. Admiro a linhagem independente utilizada para escrever. Elogia quando é para elogiar, mas também denuncia quando é chegada a hora.
Políticos alhures à todos esses acontecimentos que se limitam a ver somente o próprio umbigo, ou no máximo “miseráveis” que os mantêm sob seus cabrestos, cometem aleivosias a respeito do Accioly. Paul Valéry, poeta e pensador francês, certa vez disse: - Quem não pode atacar o argumento ataca o argumentador. E isso foi feito. Sem argumento, fracassado em sua tentativa de defesa, o “nobre” vereador partiu para a baixaria, as infâmias pessoais.
Mas Accioly continue sua luta, ouse sem medo, realize as coisas grandes com as quais você tem se habituado, mantenha a linhagem de seu blog. Não se incomode com a pequenez de alguns nem com a desfaçatez de outros. A você, sua família, seus ouvintes e leitores minha solidariedade.
Jean Carlos Freire Lima
Servidor Público Federal