Receita aguarda mais 8,36 milhões de declarações do IR até sexta



No segundo balanço divulgado pela Secretaria da Receita Federal nesta terça-feira (26), a três dias do fim do prazo de envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2011, ano-base 2010, o órgão informou que cerca de 8,36 milhões de contribuintes ainda não enviaram o documento.

Até o fim da tarde desta terça, a Receita já havia recebido pouco mais de 15,637 milhões de declarações. A previsão é de que o total de documentos recebidos até sexta-feira (29), prazo final para o envio, fique em cerca de 24 milhões.

Quem perder a data limite está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74. Veja o guia que o G1 preparou sobre como preencher a declaração.

Última hora - A Receita sempre tem alertado para o risco de as pessoas deixarem para enviar a declaração nos últimos dias, pois muitos contribuintes podem encontrar dificuldades devido ao acúmulo de acessos ao endereço do órgão. O Fisco lembra ainda que o sistema de transmissão das declarações fica fora do ar no período de 1h e 5h da madrugada. Entretanto, o programa de preenchimento pode ser baixado a qualquer hora.

De acordo com especialistas, quem manda o documento mais cedo, sem erros ou omissões, tem mais chances de receber a restituição - quando houver direito a tal - nos primeiros lotes, pagos em meados de junho e de julho. Ao todo, são sete lotes de restituição, entre junho e dezembro de cada ano, pagos por volta do dia 15.

Malha fina - A Receita Federal informou ainda que, depois de enviada a declaração, o contribuinte pode verificar se caiu na malha fina antes mesmo do dia 29 para fazer a autorregularização, se necessário. Isso pode ser feito por meio do extrato da declaração, que estará disponível para consulta 48 horas depois da transmissão do documento.

No extrato é possível ver todas as informações sobre a situação fiscal do contribuinte. Ele pode ser acessado usando o código de acesso ou do certificado digital, emitido depois do envio. É necessário entrar na página da Receita e inserir o código.

O contribuinte que efetuar a autorregularização até sexta-feira (29) possui vantagens, como o recebimento da restituição no prazo normal. E não será cobrada multa por atraso caso ele ainda tenha imposto a pagar.

fonte: g1

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem