Quinari Já: Sociedade discute mudança do nome do município de Senador Guiomard

Prefeito James Gomes discute sobre a mudança/Foto:Assessoria

A sociedade civil organizada, representantes dos poderes Executivo e Legislativo reuniram-se nesta segunda-feira (18) para debater sobre a possível mudança do nome do município de Senador Guiomard para Quinari.
Estiveram presentes alguns vereadores do município, a deputada estadual Marileide Serafim, advogado Gilson Pescador, Procurador Jurídico Geral do Município, o representante da Associação Comercial e Empresarial do Município Juarez Goulart, Francisco Feitosa – Presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Senador Guiomard, Arnaldo Pereira, historiador e morador antigo da cidade, a imprensa local entre outras pessoas da sociedade.
“Essa reunião é para discutirmos sobre a mudança do nome do município ouvindo a opinião de cada segmento aqui presente e, que se houver um consenso de levarmos a frente essa proposta, apoiaremos no que for preciso, até mesmo a fazer um plebiscito para que venha se concretizar a mudança do nome de nossa cidade, pois esse desejo ultrapassa as cores partidárias e almejamos que a sociedade guiomarense se engaje nesse ideal tão importante para a identidade do município que vivemos”, disse o prefeito James Gomes dando início ao debate.
Para procurador Jurídico alguns passos legais precisam ser tomados para que ocorra a mudança, sobretudo em sondar a opinião da população. Foi criada uma comissão mista que ficou responsável em dar continuidade aos debates e trabalhos voltados ao tema.
O nome Quinari, segundo os moradores mais antigos, está associado a uma árvore denominada Quina-quina, que havia em abundância no município e de cujas raízes se faz chá para curar febres e várias doenças. Há, porém, questionamentos a essa referência, pois para alguns historiadores, como o Arnaldo Francisco, a origem do nome Quinari é indígena, já que no passado a área era habitada por índios e significa “pedras de águas limpas”.
Em 1976, através da lei estadual n° 588, de 14 de maio, a Vila Quinari passou à categoria de município e tem seu nome alterado para Senador Guiomard, em homenagem ao autor do projeto de lei que elevara o Acre à condição de Estado.

agência contil net

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem