Professor Lauro tem a tarefa de
Agora sabemos que são os membros responsáveis pelo acompanhamento dos gastos com os recursos do FUMDEB. Digo, agora porque o último Conselho só existia de direito e seus membros apenas referendavam as decisões da Secretaria Municipal de Educação. Os membros do conselho eram escolhidos "a dedo" e apenas assinavam relatórios de acordo com as decisões da SEME.
Presidente do Sinteac fez valer a democracia
O Presidente do Sinteac, Professor Eurico Paz, participou ativamente do processo de escola dos novos conselheiros, indicando os representantes dos Trabalhadores em Educação e exigindo transparência.
Assembléia do Sinteac que escolheu os representantes da categoria
O Sinteac indicou os titulares e suplentes eleitos em assembleia da categoria, sugerindo que os representantes em educação assumissem a presidência do Conselho e fizessem um trabalho voltado para a fiscalização como preza a lei.
Se não fosse a intervenção do Sinteac a eleição para a escolha do novo presidente não teria acontecido e o Conselho continuaria sem vida orgânica.
Reunião dos conselheiros que elegeu o presidente
A reunião para eleição foi realizada no último dia 26 de fevereiro para a escolha do novo presidente, sendo eleito por unanimidade o professor Lauro Benigno de Souza, diretor da escola José Augusto de Araújo.
Todo município deve ter um conselho municipal de fiscalização do Fundo da Educação Básica (Fundeb), de acordo com a Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007, que regulamentou o fundo.
O papel do conselho é acompanhar a aplicação dos recursos do Fundeb no município e, ao mesmo tempo, ser o elemento de ligação entre a sociedade e os dirigentes municipais.