O Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) entrou na Justiça Federal com ação civil de improbidade administrativa ambiental contra Erisvando Torquato do Nascimento, prefeito de Tarauacá, localizada a 400km de Rio Branco, capital do Estado.
Segundo a ação, movida pelo procurador da República Anselmo Henrique Cordeiro Lopes, o prefeito Torquato se omitiu de promover a defesa do meio ambiente no município em duas administrações seguidas, o que teria multiplicado em várias vezes a quantidade de área queimada e desmatada no município.
Além disso, a ação também acusa o prefeito de ter, pessoalmente, promovido queima e desmate de áreas equivalentes a 26 campos de futebol em áreas do programa Terra Legal, do Incra, portanto áreas públicas da União Federal.
Segundo o texto da ação, poderia deduzir-se que a população mais simples do município tenha se sentido estimulada a queimar e desmatar, tendo em vista o exemplo dado pelo mandatário maior da municipalidade.
Caso seja condenado, Torquato poderá ter que reparar integralmente o dano ambiental causado, além de perder o cargo de prefeito, ter seus direitos políticos cassados por cinco anos, ficar proibido de contratar com o Poder Público ou receber créditos pelo período de três anos, além de pagar R$ 900 mil equivalentes à multa civil de cem vezes o valor de seu salário.
esse prefeito de tarauaca deve ter pauta com o diabo, todo dia sai na imprensa local algo de algum crime cometido por ele, e ele ainda nao ta preso " cade a justiça do acre", morro em curitiba-pr, sou filho de tarauaca vim embora ainda criança tenho a maior vontade de volta a minha terra natal, que meus avós sempre falavam que era o melhor lugar do mundo, seus rios e praias mas assim não dá com esse administrador acho que vou deixar pra depois. abraços a minha terrinha natal e a meus familiares.
ResponderExcluire bom que passe mendo um ano!!
ResponderExcluirpassa um ano!!!!
ResponderExcluirpreso
O Prefeito naum ta poribindo vc de vim a sua terra Natal naum,e ele naum e dono de nenhuma empresa de aviao naum!!!
ResponderExcluirEntao vc pode fik a vontade