Testemunhas de Jeová

Samuel e Beto

Domingo pela manhã recebi em minha residência dois discretos jovens que estavam  visitando as famílias do meu bairro. Samuel e Beto estavam bem vestidos, portando bolsas e se apresentaram como Testemunhas de Jeová. Falaram do trabalho que a igreja realiza e me ofereceram duas revistas que tratam de duas temáticas interessantes. Uma, DESPERTAI, discute se a religião promove a paz e a outra, SENTINELA, se o Jardin do Édem é Mito ou Fato. Garanto que vou lê as duas. Lê é um santo exercício para a mente.

Imagem


Fiquei muito feliz em constatar dois jovens que trabalham a semana inteira e no dia, que em tese seria de descanso, se dedicam a difundir a palavra de Deus. Antes de se despedirem, pedi autorização para fotografá-los para uma postagem no blog. Os dois me confessaram que são leitores freqüentes do Blog do Accioly. 

Entre as Testemunhas de Jeová, todos possuem funções semelhantes, 
evangelizam de casa em casa.

O movimento religioso conhecido como Testemunhas de Jeová é uma religião cristã, seus adeptos seguem Jesus Cristo e adoram exclusivamente a Jeová. Seus praticantes ultrapassam a média de seis milhões e setecentos mil, além de possuir um grande número de simpatizantes. 

O nome “Testemunhas de Jeová” apóia-se em um trecho bíblico no qual Jeová pede aos fiéis que sejam suas testemunhas e que preguem suas doutrinas. 

Os membros do movimento surgiram por volta de 1870 na Pensilvânia, Estados Unidos, a partir dos ensinamentos de Charles Russel. 

Charles Russel recebeu os ensinamentos de uma família evangélica tradicional, porém inconformado com alguns ensinamentos, como a existência do inferno e do castigo eterno, formou um grupo de estudos independente, originando um movimento à parte. Posteriormente, elegeu-se como seu “pastor”, obtendo o apoio de dois adventistas: Geoge Stetson e George Storrs. 

Não existe hierarquia entre as Testemunhas de Jeová. Todos os fiéis possuem funções semelhantes, evangelizando de casa em casa e nas ruas. Outra maneira utilizada para propagação das “boas novas do reino” são as reuniões realizadas semanalmente nos salões do Reino. 

As Testemunhas de Jeová acreditam que a Bíblia é a palavra de Deus, tendo-a como base para suas crenças. O Novo Testamento é chamado de Escrituras Gregas Cristãs e o Velho Testamento, de Escrituras Hebraicas. 

Consideram os 66 livros que compõe a bíblia, interpretando-a de forma literal, salvo quando as expressões ou o contexto revelam que o sentido é figurado ou simbólico. 


Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola


6 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. Infelizmente este material está mais para propaganda proselitista de Testemunhas de Jeová do que apresentação dos fatos.
    Apenas uma breve leitura feita por ex testemunhas de Jeová já identifica várias omissões de informação importante.
    Este link trás alguns detalhes:
    http://exjeovaceticos.foro.bz/t63-nao-caia-no-golpe-do-vigario-digo-anciao

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente este material está mais para propaganda proselitista de Testemunhas de Jeová do que apresentação dos fatos.
    Apenas uma breve leitura feita por ex testemunhas de Jeová já identifica várias omissões de informação importante.

    ResponderExcluir
  3. A Sentinela é sem dúvida a mais divulgada e bem elaborada revista religiosa do planeta. É menciona por autoridades como sendo uma Titan no campo de tradução multilingue. Sem falar que foia o primeiro periódico a falar do que realmente acontecia nos dias da alemanha nazista e a dar detalhes dos horrores dos campos. Ao passo que Evangelicos e outros infelizmente apoiavam o nazismo, as TJ com suas publicações faziam o oposto. Expunham o mal que este regime de Governo infame era. E assim fizeram sob a pena de morte. mais de 2000 TJ foram mortas pelos nazistas e 10.000 levadas a campos de concentrações. A Sentinela é publicada desde 1870 com uma redação simples e impecável. Sou Professor e sei muito bem o que estou falando. Não é questão de apoiar uma religião, mas sim de reconhecer com justiça merecimentos de pessoas pacificas e amorosas em seus esforços de levar uma mensagem de esperança e consolo mesmo em face de ditaduras cruéis, sem compactuar com tais.

    ResponderExcluir
  4. O presidente das TJ's na época do nazismo na verdade primeiramente tentou bajular Hitler por até fazer um cântico (cantado até 2009 pelas TJ's) com a música do hino nacional nazista. Mais tarde ele foi o responsável de colocar as TJ's na Alemanha em uma posição praticamente suícida perante o nazismo. As cartas que Rutherford enviou para Hitler estão por toda a internet, é só fazer uma pesquisa rápida no Google. E as TJ's possuem hierarquia, sendo o posto máximo o Corpo Governante, composto por aprox. 7 homens e são os únicos autorizados a fazer qualquer ajuste doutrinal.

    ResponderExcluir
  5. Sobre o Cântico 64 do cancioneiro religioso das Testemunhas de Jeová. A letra desse cântico foi adaptada à música composta por Joseph Haydn em 1797. O Cântico 64 já estava no cancioneiro dos Estudantes da Bíblia pelo menos desde 1905. Em 1922, o governo alemão adotou a melodia de Haydn com a letra de Hoffmann von Fallersleben como hino nacional. As TJ na Alemanha ocasionalmente ainda cantavam o cântico 64, assim como os Estudantes da Bíblia em outros países. Este cântico era usado muito antes de 1928 quando foi lançado,e além deste, muitos outros foram lançados JUNTOS no cancioneiro das TJ em 1928. As Tj escreveram cartas a Hitler muito antes deste se tornar uma máquina de matar, e sempre q escreviam cartas a Governantes, estas eram respeitosas (não bajuladoras como afirma o John de modo enganoso. Da uma olhada em Brasilia e vê se tem uma TJ sequer bajulando politica e para de falar mentira sem ter vergonha) As TJ nunca se envolvem em politica,de modo que não havia motivos para "bajularem" a Hitler. Pelo contrário, estes afirmaram em artigos publicados que o Nazismo estava "a serviço do Diabo". Em contraste com os 17.000 pastores Evangélicos que em sua vasta maioria apoiaram o Regime Nazista. DIGITE no Google DECLARAÇÕES DE FATOS e veja o que escrevi no site Tradução do Novo Mundo sobre as cartas endereçadas a Hitler feitas pelas TJ.

    ResponderExcluir
  6. Sobre o Cântico 64 do cancioneiro religioso das Testemunhas de Jeová. A letra desse cântico foi adaptada à música composta por Joseph Haydn em 1797. O Cântico 64 já estava no cancioneiro dos Estudantes da Bíblia pelo menos desde 1905. Em 1922, o governo alemão adotou a melodia de Haydn com a letra de Hoffmann von Fallersleben como hino nacional. As TJ na Alemanha ocasionalmente ainda cantavam o cântico 64, assim como os Estudantes da Bíblia em outros países. Este cântico era usado muito antes de 1928 quando foi lançado,e além deste, muitos outros foram lançados JUNTOS no cancioneiro das TJ em 1928. As Tj escreveram cartas a Hitler muito antes deste se tornar uma máquina de matar, e sempre q escreviam cartas a Governantes, estas eram respeitosas (não bajuladoras como afirma o John de modo enganoso. Da uma olhada em Brasilia e vê se tem uma TJ sequer bajulando politica e para de falar mentira sem ter vergonha) As TJ nunca se envolvem em politica,de modo que não havia motivos para "bajularem" a Hitler. Pelo contrário, estes afirmaram em artigos publicados que o Nazismo estava "a serviço do Diabo". Em contraste com os 17.000 pastores Evangélicos que em sua vasta maioria apoiaram o Regime Nazista. DIGITE no Google DECLARAÇÕES DE FATOS e veja o que escrevi no site Tradução do Novo Mundo sobre as cartas endereçadas a Hitler feitas pelas TJ.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem