Sabe-se que a Assembleia Mundial de Saúde em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) em outubro de 1987 converteu o dia 1º de dezembro no Dia Mundial de Combate à AIDS, buscando não apenas a conscientização do combate à doença e a prevenção como também acabar com o preconceito às pessoas infectadas pela doença.
Essa determinação foi sem dúvida uma ação de importância indescritível, mas entendemos que dado a gravidade do problema, não é possível esperar que apenas o governo ofereça respostas e aponte soluções, esta é na verdade uma situação que necessita de parcerias para que possam ser implementadas ações que tenham impacto social, não sendo assim as iniciativas se tornariam totalmente sem sentido e perderia sua essência.
O Brasil já encontrou um modelo de tratamento para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, que hoje é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma referência para o mundo. Agora nós, brasileiros, e, componentes da família da Escola Tupanir, precisamos encontrar uma forma de quebrarmos os preconceitos contra a doença e seus portadores e sermos mais solidários do que somos por natureza. Acabar com o preconceito e aumentar a prevenção serão hábitos diários de nossas vidas a partir da elaboração e da realização das atividades propostas neste projeto.
OBJETIVO
Utilizar a educação como ferramenta a favor da prevenção e de luta contra o preconceito que atinge toda a sociedade, independentemente de classe social, gênero, raça ou credo.
Dia 29 de novembro - Palestra sobre os temas Gravidez na Adolescência, Métodos Contraceptivos e DSTs.
Convidado: Dr. Rodrigo Damasceno.
Davi Caxias – palestra sobre o aborto.
Dia 01 de dezembro
17h30min - Passeata com toda a comunidade escolar para exposição dos materiais confeccionados durante as atividades do projeto, seguida de cicleata personalizada participação de todos os alunos.
18h - Exposição de materiais na Praça Tarauacá, com informativos sobre os temas trabalhados e distribuição de panfletos.
19h - Pedágio educativo com distribuição de camisinhas.