Lúcia Carlos diz que prevenção é uma das mais importantes medidas para conter superbactéris (Foto:Gleyciano Rodrigues/Agazeta.net
O Acre não tem nenhum registro de casos de infecção pela superbactéria KPC, que já matou dezenas de pessoas em vários estados, mas o Governo já está adotando medidas preventivas para evitar problemas. Seguindo orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), através das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar, vem controlando o uso de antibióticos pelos pacientes em todas as unidades de Saúde.
Também estão sendo instalados mais dispensadores de álcool em gel nos hospitais, para que os profissionais possam utilizar com mais frequência. A intenção, de acordo com a secretaria de assistência à Saúde, Lúcia Carlos Paiva, é evitar a chegada da superbactéria no Acre.
"Não temos nenhum registro de infecção, mas há algum tempo estamos adotando as medidas necessárias para evitar problemas. Seguindo determinação da Anvisa, estamos com um maior controle sobre a utilização dos antibióticos e disponibilizando mais álcool em gel nas unidades. Estamos trabalhando para evitar a chegada dessa superbactéria", explicou.
A secretária revelou que as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar, vem atuando com rigor, principalmente na questão do uso de antibióticos. "Mesmo nos pacientes encaminhados temos todo cuidado de fazer exames para saber que tipo de antibiótico podemos usar", afirmou.
fonte: agazeta.net