Presidiário passa mal e vomita uma barra de maconha


Com um comportamento muito estranho, o presidiário José Oliveira dos Santos, 21 anos, que cumpre regime semi-aberto, foi levado por agentes penitenciários a UPA. Ao ser medicado, segundo os agentes, Oliveira vomitou uma trouxinha de maconha e foi encaminhado direto para Delegacia Central de Flagrantes.
Situação parecida ocorreu com Ricardo Queiroz Aded, este preso, porém, foi flagrado com uma trouxinha de maconha na bermuda, durante a revista feita na porta de entrada da Papudinha, onde eles cumprem o benefício de pena. Aded também foi apresentado a Defla ainda ontem.
Oliveira ganhou direito para o trabalho externo recentemente, em decisão comunicada ao diretor do presídio, no dia 07 de maio deste ano. Sua progressão para o regime semi-aberto ocorreu no dia 02 de fevereiro. Ele cumpre pena por execução criminal.
A ficha de Aded é bem mais extensa, ele tem três processos movimentados, dois deles por execução criminal e longas ocorrências de atrasos e justificativas no regime semi-aberto.
Jairo Carioca – Da Redação de ac24horas
Js.carioca@hotmail.com




O QUE É A MACONHA?

São as flores e folhas secas da planta CANNABIS SATIVA, também conhecida como Cânhamo verdadeiro. Os cigarros são chamados de: erva, pacau, baseado, charão, fininho ou finório. Contém várias substâncias que têm efeitos cerebrais, a mais conhecida sendo o delta-9-tetrahidrocanabinol (D -9-THC,THC). Também contém substâncias que não agem no cérebro, como o alcatrão. Outras preparações da CANNABIS são o haxixe, ganja e charas.


POR QUE É USADA?

Os efeitos variam se a droga é fumada ou tomada, e dependem da quantidade usada. Com doses baixas há euforia (sensação de bem-estar) e risos, quando em grupo, ou há relaxamento e sonolência, se está sozinho. A memória fica prejudicada e a pessoa não consegue executar tarefas múltiplas. Há aceleração do tempo subjetivo, fazendo minutos parecerem horas, e confusão entre passado, presente e futuro. Os sentidos ficam aguçados, mas o indivíduo tem menor equilíbrio e força muscular. Os olhos ficam vermelhos (congestão da conjuntiva), a boca seca, e aumenta a vontade de comer doces. O pulso fica acelerado, e a pressão pode diminuir quando a pessoa fica em pé, causando tontura. Com doses mais altas iniciam os delírios (desorientação, confusão, raciocínio incoerente, medo, ilusões), alucinações (perceber algo quando não há estímulo) e despersonalização (sente que não é mais ele mesmo), que podem atingir um nível de psicose tóxica. Nestes estágios de intoxicação a pessoa pode sentir-se muito mal, mostrar-se agitada e confusa, caracterizando a má viagem.

QUE MAL FAZ PARA A SAÚDE?

Sem referir os problemas de comportamento já citados, é conhecido que:
fumar maconha traz os mesmos problemas que fumar cigarro de tabaco: bronquite, asma, faringite, enfisema e câncer; 
há maior risco de sofrer acidentes de trânsito; 
diminui a imunidade, aumentando a chance de ocorrerem infecções; 
se for usada durante a gravidez, existe a possibilidade de prejudicar o feto. 

PODE OCASIONAR DEPENDÊNCIA?

A dependência pode ocorrer por uso repetido, durante bastante tempo. Pode haver tolerância(precisa usar maior quantidade de droga para sentir os mesmos efeitos de antes), de forma que a pessoa passa a fazer uso diário da droga, no entanto, a suspensão abrupta do uso não produz sintomas físicos. O dependente se afasta da família, do trabalho e do lazer, para ficar usando a droga. Alguns podem perder o interesse por cuidar de sua saúde ou higiene.

QUAL DEVE SER A CONDUTA QUANDO SE DESCOBRE UM AMIGO USUÁRIO DE DROGAS?

O usuário não deve sentir-se abandonado por amigos ou familiares, pois ficará mais próximo da droga. Ele deve ser motivado a procurar ajuda especializada, pois os tratamentos trazem melhores resultados naquelas pessoas que querem ser ajudadas. Para tanto, devemos estar bem informados a respeito de drogas e dispostos a conversar sem preconceitos sobre o assunto. Esta pode ser uma boa maneira de auxiliá-lo, porque estaremos mostrando que a opção de não usar drogas está fundamentada.

O QUE FAZER EM CASOS DE "MÁ VIAGEM" ?

Conduzir um indivíduo a um centro de urgências é a melhor medida. Caso não seja possível, é importante colocar a pessoa em ambiente calmo, sempre acompanhado por alguém, evitando que machuque a si ou a outras pessoas. Não dar remédios ou bebidas alcoólicas.


2 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. FALA ACCIOLY,PORQUE VC NAO DIVULGA MATERIA QUE O PESSOAL DO PROACRE PROGRAMA DO GOVERNO DO ACRE.OS FUNCIONARIOS ESTAO COM TRES MESES DE SALARIOS ATRASADOS?

    SERÁ QUE É PORQUE O GOVERNO É DO PT?
    VEJA:
    CADÉ O PROACRE QUE FOI LANÇADO PELO GOVERNO DO ACRE NO MUNICIPIO DE TARAUACÁ INICIO DE MAIO DESTE ANO NA COMUNIDADE DO PERSERVERANÇA



    NUCA VIMOS TANTA PROPAGANDA PRA NADA QUE OS SERVIDORES TAO INTEIRANDO TRES MESES SEM RECEBER SALARIOS.


    VEJA AS PROPAGANDA DO DIA DO
    LANÇAMENTO DO PROGRAMA

    MATERIA ESTÁ NO BLOG.noticiastkjd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Caro Júlio césar

    A resposta para sua pergunta é simples.

    Primeiro: Tomei conhecimento do fato agora;
    Segundo: o blog citado não tem identificação do responsável pela página;
    Terceiro: Não percebi nenhuma movimentação desses funcionários assim como os funcionários da escola 15 de junho;
    Quarto: Não sou do PT;
    Quinto: sou do Partido Comunista do Brasil - PCdoB;
    Sexto: O proacre é um programa sério que o governo repassa a grana para as prefeituras;
    Sétimo: Considero o Professor Binho Marques um dos melhores governadores da História do Acre;
    Oitavo: Quando você tiver interesse que eu divulgue uma matéria sobre qualquer assunto, escreva e mande para o meu email; gomesaccioly@gmail.com.
    nono: o blog que você citou precisa de identificação do responsável para que tenha credibilidade. Ocultar essa informação não é recomendável.

    abraço

    accioly

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem