Os índices são os mesmo registrados na última pesquisa realizada pelo instituto e divulgada no fim de agosto. Se a eleição fosse hoje, Dilma venceria no primeiro turno com 59% dos votos válidos.
Votos em branco ou nulo atingiram 6%, enquanto os eleitores indecisos somaram 7%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Num eventual segundo turno, a ex-ministra da Casa Civil venceria com a preferência de 55% do eleitorado, contra 33% do ex-governador de São Paulo. Votos em branco ou nulo totalizaram 6%, e indecisos, 5%. Na simulação feita pela sondagem anterior, Dilma tinha 56% e Serra, 32%.
A enquete também apurou a popularidade do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para 77% dos entrevistados, o governo Lula é avaliado como ótimo ou bom, enquanto 18% o consideram regular e 4% ruim ou péssimo.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, e foi realizada entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro. Foram ouvidos 3010 eleitores em 204 municípios de todo o país. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 27597/2010.
Vox Populi: diferença chega a 28 pontos
Já o tracking Vox Populi/Band/iG para a eleição presidencial mostrou hoje a candidata Dilma Rousseff com 52% das intenções de votos – um ponto acima do resultado do dia anterior. José Serra caiu um ponto e está com 24%. As oscilações ocorreram dentro da margem de erro da pesquisa diária, que é de 2,2 pontos percentuais.
A candidata Marina Silva tem 8% das intenções de voto, com um ponto a menos do que na última pesquisa. Brancos e nulos somaram 4%, os indecisos são 11%, e os outros candidatos têm 1%.
A pesquisa, publicada diariamente pelo iG, ouve novos 500 eleitores a cada dia. A amostra é totalmente renovada a cada quatro dias, quando são totalizados 2.000 entrevistados.
Na pesquisa espontânea, quando o nome do candidato não é apresentado ao entrevistado, Dilma tem 41%, Serra 19% e Marina Silva 6%.