O presidiário Francisco Daniel Pereira de Moura, 2anos, que cumpria pena em liberdade condicional de semiaberto (trabalha de dia e retorna ao Presídio á noite), por crime de roubo, foi preso por investigadores da Polícia Civil do Núcleo de Atendimento a Criança e Adolescente Vítima, acusado de abusar uma criança de 13 anos e tentar contra outras duas de oito e dez anos de idade.
Francisco Daniel foi preso no final da tarde de quarta-feira, 18, na Rua Baquari, bairro Taquari.
Segundo informações da polícia Daniel estava sendo investigado pelo Núcleo de Atendimento a Criança e Adolescente Vítima - NUCRIA, há cerca de 50 dias, após denúncias de vítimas de abuso sexual (estupro), que o chamavam de "maníaco da bicicleta".
Segundo o delegado Alcino Ferreira Júnior, o acusado já havia sido reconhecido através de fotografia, e ao ser preso a vítima que o reconheceu reafirmou ser Daniel a pessoa que a atacou e a estuprou, formalizando assim o reconhecimento.
Investigadores do NUCRIA estavam realizando diligências quando receberam a denúncia que Francisco Daniel estaria transitando pela rua principal do bairro Taquari. O delegado Alcino Junior, ficou observando a situação e presenciou Francisco Daniel pedalando uma bicicleta.
De posse de um mandado de prisão da Justiça ele deu voz de prisão ao acusado, que foi recolhido a uma das celas da DEAM.
Cronograma criminoso do "maníaco da bicicleta"
Segundo informações do delegado, no dia 8 de julho, Francisco Daniel teria atacado uma estudante de 10 anos, no Conjunto Tucumã.
No dia 29 do mesmo mês ele estuprou uma adolescente de 13 anos no Conjunto Rui Lino.
Dez dias depois, ou seja, dia 08 de agosto, o "maníaco" tentou abusar uma criança de oito anos.
A polícia descobriu que em todos os casos, Francisco Daniel usava uma bicicleta, onde mediante o uso de força e ameaças levava as vítimas para um ramal na BR 364, trecho da estrada do Aeroporto onde cometia os crimes.
Em um dos casos, um tio da vítima passava no momento em que percebeu que um homem arrastava uma criança para dentro de um matagal e resolveu se aproximar quando reconheceu a sobrinha.
Imediatamente o homem saiu em perseguição ao criminoso que se embrenhou em um matagal.
A vítima uma criança de oito anos, moradora do residencial Iolanda, estaria brincando na companhia de uma amiguinha, quando Francisco Daniel se aproximou das meninas afirmando que o pai de uma delas teria o mandado ir buscá-la.
Sem desconfiar a criança subiu na garupa da bicicleta e ainda convidou a coleguinha para ir junta, a outra criança teria se negado a acompanhá-los.