Cuidados com a saúde na estiagem: Especialistas orientam sobre os procedimentos que a população deve tomar no período seco

Os especialistas em saúde pública alertam a população do Acre sobre os cuidados que devem tomar para evitar doenças no período da estiagem. Nessa época do ano os hospitais e centros de saúde do Estado recebem um número maior de reclamações relacionadas a problemas respiratórios, gripes e viroses.
Alguns desses incômodos, segundo os médicos e enfermeiros, podem ser evitados a partir de cuidados simples que vão desde a ingestão maior de líquidos - para garantir a hidratação do corpo - até o manuseio dos alimentos, especialmente as frutas e verduras que não passam por cozimentos (fervura). 
A enfermeira Darisléia Machado dos Santos, que integra a equipe do Centro de Saúde Rozângela Pimentel, no bairro Calafate, oferece alguns conselhos simples de serem seguidos. De acordo com ela, o maior cuidado a ser tomado no período da estiagem está voltado para a hidratação, especialmente das crianças e dos idosos. 
“No frio, mesmo em pleno período de seca, as crianças e os idosos devem ser agasalhados e o fato de não sentir sede não significa que o corpo não pode ficar desidratado. A maior recomendação está voltada para a ingestão de líquidos”, destaca. Ela dá ainda algumas dicas de como a população pode amenizar os feitos do clima seco.

“O morador pode colocar um recipiente (balde, bacia) com água ou até uma toalha molhada no quarto das crianças ou do idoso, principalmente no período da noite para elevar a umidade do ambiente”, acrescenta. Outro conselho importante da enfermeira está voltado para os esportistas.
“As pessoas devem ter cautela na prática dos exercícios físicos e optar por fazê-los nos horários da manhã e tarde em que o sol não esteja muito quente”, declara. No caso do manuseio dos alimentos, Darisléia Machado orienta que as mães dêem atenção especial à limpeza das frutas e verduras. “Esses produtos devem ficar imersas em água com hipoclorito durante cerca de 30 minutos”, destaca.
Darisléia Machado e os demais profissionais do Centro de Saúde Rozangela Pimentel aproveitam a presença do público na unidade para oferecer orientações sobre cuidados de prevenção. Durante as palestras eles dão dicas de como evitar doenças.
No período de estiagem o grupo informa sobre os cuidados com a hidratação e o não uso do fogo nos quintais e terrenos baldios, tendo em vista que a fumaça e o calor provocam problemas respiratórios.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem