Geralmente, o fenômeno conhecido como friagem, que é a queda brusca de temperatura com ventos razoavelmente frios, dura em média de três a quatro dias, sempre entre os meses de maio a agosto
No primeiro dia o frio chega fraquinho, se intensifica no segundo e no terceiro dia já começa a diminuir.
A grande surpresa desta friagem atual pra nós tarauacaenses é o fato de que ela chegou forte e a cada dia que passa vai aumentando. Outros aspecto a ser destaca é que desde que chegou na ultima quarta feira, o frio só aumenta e as previsões anunciam a sua continuidade durante todo o final de semana.
Estamos chamando atenção das autoridades e da sociedade que precisam rapidamente se mobilizarem para socorrer a nossa população carente. Muita gente mora na beira do rio e suas casas muitas vezes não são fechadas. Precisamos fazer uma campanha de doação de agasalho para essas pessoas. Crianças e idosos são os que mais sofrem.
A prefeitura precisa chamar a sociedade e ajudar assim como se faz no período de alagação. As pessoas precisam de abrigo, cobertores, roupas e alimentos e com urgência.
As principais consequências da "friagem" na Amazônia são humanas como, por exemplo, os problemas de saúde decorrentes das baixas temperaturas e a baixa sensação térmica.