Polícia Rodoviária Federal do Piauí já sabe sobre a nova droga, que é mais letal que o crack. No Pará, 23 kg do produto foram apreendidos no começo de junho.
Duaine Rodrigues, da Agência ContilNet
A polícia Rodoviária Federal (PRF) do Estado do Piauí está com o alerta ligado para chegada de uma nova droga ao estado: chamada "Oxi", ou oxidato, uma variante do crack, que além de ser mais barata é ainda mais letal.
Na primeira semana deste mês, em 04 de junho, foram apreendidos 23 kg da droga no Pará. A polícia afirma que o novo entorpecente teria sido descoberto no Acre, na fronteira com a Bolívia.
‘Oxi’ x Crack
A diferença entre um e outro está na elaboração do produto. Para a produção do ‘Oxi’, em vez de adicionar bicarbonato e amoníaco ao cloridrato da cocaína, os traficantes adicionam querosene e cal virgem. A droga tem coloração mais amarelada ou esbranquiçada, dependendo da quantidade de querosene a cal usada no preparo.
Segundo o inspetor Francisco Sobrinho, um levantamento feito pela polícia revelou que a novidade é mais letal que o crack. – Pesquisas mostram que os usuários vão a óbito em menos de um ano. Isso ocorreu com 30% deles – disse.
O policial afirmou também que os traficantes fizeram a droga com o intuito de fornecer as praças com menor poder aquisitivo. – A polícia está em alerta e integrada nacionalmente para coibir a entrada do produto no estado. Estamos mapeando os possíveis pontos de entrada e vamos intensificar as fiscalizações, bem como integrados com os demais estados para a troca de informações – destacou.
Apreensões
De acordo com a PRF, nos últimos meses foram apreendidos no Piauí pela corporação10 kg de cocaína, 8,15 kg de crack e 12 kg de maconha. Em termos de Brasil, a situação é mais alarmante, os dados apontam a apreensão de 2.800 kg de cocaína, 406 kg de crack e 29.841 kg de maconha. A grande quantidade de crack e cocaína apreendida é o que mais assusta as autoridades.
*Com informações de http://www.cidadeverde.com