Nova frente fria entra no Sul do Brasil nesta quinta e derruba temperatura até na Região Norte. Rio Branco pode ter temperatura de 15 graus no dia 11
SÃO PAULO - Uma nova frente fria chega ao Sul do Brasil nesta quinta-feira e a previsão dos meteorologistas é que ela alcance até a Região Norte do país, derrubando as temperaturas em áreas quentes como Rondônia, Acre e Sul da Amazônia.
– Esta será uma frente fria continental, capaz de provocar o fenômeno da friagem no Norte do país – explica o meteorologista Marcelo Ribeiro, do Climatempo.
A frente fria continental deve causar chuva forte e rajadas de vento nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e parte do Paraná. Na sexta-feira, a temperatura despenca no Rio Grande do Sul, que terá máxima em torno de 22 graus. São previstas geadas para a serra gaúcha e catarinense e no interior do Rio Grande do Sul.
Na sexta-feira à noite a frente fria avança pelo Paraná e chega a São Paulo e Mato Grosso do Sul à noite, causando pancadas de chuva durante a madrugada. Uma massa de ar polar chega logo em seguida. No domingo, a temperatura máxima não deve passar de 20 graus em São Paulo.
– O domingo será chuvoso e a umidade fará aumentar a sensação de frio – diz Marcelo Pinheiro.
No sábado, chove também no Sul de Goiás, no Centro Sul de Minas e no Rio de Janeiro.
– A frente fria vai aumentar a umidade em áreas que estão secas, como Brasília e o Norte de Minas. As pancadas de chuva retornam também na Bahia – explica o meteorologista.
Segundo ele, fenômeno da friagem chega a Rondônia, Acre e Sul da Amazônia na semana que vem. Na terça-feira, Rio Branco deve ter temperatura de apenas 15 graus, por exemplo.
O mar deve ficar agitado no fim de semana, com ondas de 2 metros de altura, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A partir da noite de domingo, haverá ressaca no litoral paulista e no Rio de Janeiro.
Marcelo Pinheiro afirma que esta frente fria será marcada pela queda de temperatura, com onda de frio bem mais intensa do que a registrada no começo de abril. A partir do sábado que vem e até meados da semana que vem, muitos recordes de frio de 2010 serão observados no Brasil.
Fonte: