A greve dos trabalhadores em educação pode ser encerrada na segunda-feira, quando a categoria analisará a última contraproposta do governo do Estado que acabou, oferecendo a reposição salarial da inflação de 2010 que pode ser superior a 2,7%. Segundo a presidente do Sindicato dos Professores Licenciados (Sinplac), Alcilene Gurgel, a oferta ainda contemplou os professores com 50% da gratificação por valorização para junho sem vincular a participação de cursos, a freqüência na sala de aula e no planejamento das aulas.
“A outra parte da gratificação será paga em dezembro”, detalhou a sindicalista. Alcilene explicou que a proposta financeira foi feita com base no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Eles mostraram que o Estado só poderão oferecer o reajuste deste ano por conta da LRF, então vamos divulgar os quadros para a categoria que deverá julgar pela volta ao trabalho ou não”, disse a presidente do Simplac.
Os trabalhadores reivindicavam 10,96% de reposição da inflação de 2009 e 2010, o que estava sendo rejeitado pelo governo, alegando estar impedido de conceder reajuste por conta da lei eleitoral. Como o Simplac comprovou que a regra permitia a reposição, a equipe técnica do Estado mudou de argumento, afirmando que a LRF seria desrespeitada. (Freud Antunes)
jornalatribunadoacre