Assessor Especial da Juventude, André Kamai, explica como será a mobilização (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Jovens entre 16 e 29 anos que desejam representar sua comunidade, segmento, organização social ou política no Conselho Estadual de Juventude podem concorrer a partir deste sábado, 23, às eleições diretas e abertas para a escolha dos nomes que irão ocupar as 33 vagas disponíveis. A eleição dos conselheiros, que ocorrerá nas cinco regionais do Estado começando pelos Vale do Juruá e do Tarauacá/Envira, é validada por Edital que regulamenta o processo. São poucas as exigências para que o jovem participe do pleito. Basta participar da plenária, ter idade na faixa indicada, morar na região e não ocupar nenhum cargo eletivo nas três esferas de governo. Todos os jovens podem votar e ser votados.
A reestruturação do Conselho Estadual de Juventude começou no ano passado com um seminário realizado pela Assessoria Especial de Juventude do Governo do Estado em parceria com organizações e movimentos juvenis e durante o qual foram eleitos conselheiros representantes destes grupos. Uma comissão provisória foi nomeada pelo governador Binho Marques para organizar a eleição formal do conselho que tem o propósito de servir como instrumento de representação de jovens e ainda de regular, acompanhar e avaliar as políticas públicas voltadas para o setor no Estado.
O conselheiro de Juventude desempenhará o papel de agente mobilizador e de representação de um segmento no diálogo com o governo e de fazer o retorno desse diálogo com o seu segmento ou região. As 33 cadeiras do conselho se dividem em 14 para setores da sociedade civil (meio ambiente, cultura, esporte, saúde, educação, entre outros); outras 14 entre representantes do Governo, um da Assembléia Legislativa do Estado e um do poder Judiciário; e as outras cinco para membros escolhidos nas regionais. De interesse público, o cargo não é remunerado mas dá o direito a voz e voto nas reuniões que podem ocorrer a cada 3 meses, tanto na capital quanto em qualquer outro município do Acre.
"O Conselho da Juventude é importante porque permite a troca de informações sobre as demandas importantes da região que o conselheiro identificou podendo apresentar nas reuniões que ele mesmo pode convocar", explica André Kamai, assessor especial de Juventude do Governo do Estado. Para votar e ser votado, os jovens devem comparecer ao local do evento portando documento de identidade com foto e fazer o credenciamento pelo menos uma hora antes da plenária.
A plenária deste sábado será realizada no Núcleo da Secretaria Estadual de Educação, antiga Escola Craveiro Costa, em Cruzeiro do Sul, a partir de 8 horas e em Tarauacá na sede da Câmara Municipal a partir do mesmo horário. A eleição do Conselho da Juventude se dará a cada dois anos e os conselhereiros podem tentar a reeleição apenas uma vez. A eleição nas regionais do Purus e Alto Acre está prevista para ser realizada no dia 1º de maio e do Baixo Acre no dia 8 de maio.