Novo RG ajudará na busca por desaparecidos


O ministro da Justiça, Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto, informou na tarde desta terça-feira que a sua pasta pretende lançar ainda neste ano o novo sistema de registro de identificação civil, ou seja, uma carteira de identidade única para todo o País. Ela seria baseada na impressão digital de cada indivíduo, por meio de sistema matemático impossível de falsificar. As informações são da Agência Câmara.
Atualmente, qualquer cidadão pode tirar uma nova carteira de identidade em cada um dos Estados da Federação. "Com o novo sistema, vai ficar mais fácil identificar os desaparecidos, pois, se hoje a pessoa desaparecida tirar uma nova identidade, fica praticamente impossível identificá-la novamente", disse o ministro durante audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Desaparecimento de Crianças.
Recursos
Segundo o ministro, o orçamento do Ministério da Justiça para esse sistema é de R$ 11 milhões por ano, valor que ele considera "razoável". Já os recursos orçamentários previstos para toda a Segurança Pública em 2010 é de R$ 1,750 bilhão, "um volume expressivo", disse ele.
Questionado sobre a confiabilidade do novo sistema, Barreto afirmou que uma das possibilidades seria colocar como condição para liberar recursos para o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) a alimentação do banco de dados da identificação civil.

oriobranco.net Com informações, terra
Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem