O vice- governador César Messias junto com o prefeito de Mâncio Lima Cledson de Jesus Rocha e o Vice Eriton Maia de Macedo acompanhou, na manhã desta quarta- feira (3), as obras da construção da rede para dobrar a capacitação do Departamento Estadual de Água e Saneamento - DEAS, em Mâncio Lima. O município será o primeiro no estado que terá água 24 horas em todas as residências.
Petrônio Antunes, diretor presidente do DEAS, explicou que Mâncio Lima possui 85% da distribuição de água e não tem fornecimento 24 horas e que estão sendo construídos 15 quilômetros de rede para a água atingir toda a cidade.
Segundo o vice- governador, o objetivo do governo é realizar investimentos para que os 22 municípios do estado tenham fornecimento de água em todas as residências durante 24 horas. As obras são realizadas através de parcerias entre o Governo Estadual, Municipal e Federal e o BNDES. Os investimentos, só para a região do Juruá, são de nove milhões de reais. “Isso vai facilitar e melhorar a qualidade de vida da população” – garantiu o vice-governador.
As obras para a melhoria do abastecimento, em Cruzeiro do Sul, também terão inicio neste mês. A primeira remessa de tubos para a ampliação da rede de água da segunda maior cidade do estado chegou nesta terça-feira (2), a obra será de 35 quilômetros. A cidade de Rodrigues Alves também será beneficiada com 15 quilômetros de rede e ampliação da capacidade da produção de água.
A empresa responsável pelo projeto é do ex-governador Orleir Cameli. “Vamos trabalhar com a estrutura necessária para concluir o projeto em um prazo de 90 dias” – afirmou o empresário.
Ainda de acordo com o presidente do DEAS, a finalização do projeto para todo estado está prevista para dezembro. “Além de ampliar a rede, o projeto inclui a duplicação da produção de água tratada com investimentos na captação e tratamento de todos os municípios” – disse Antunes.
www.vozdonorte.com - Kattiúcia Silveira
Fotos Aureo Neto
Fotos Aureo Neto