Na última quinta feira, 11 de fevereiro, aconteceu a solenidade de formatura dos estudantes do Projeto Poronga em Tarauacá.
Nossa Escola participou ativamente do projeto e do evento. fomos muito bem representados por nossos professores e, principalmente, por nossa Gestora Professora Neusa Rego, que discursou, entregou diploma e se emocionou com a conquista de todos.
O evento contou com a participação de mais de 200 estudantes e ainda autoridades como por exemplo: Professora e Coordenadora Estadual do Projeto Emile Areal, Francisca Aragão, Coordenadora do Núcleo Regional de Educação representando a Secretária Estadual de Educação, Maria Correia, professores, estudantes e familiares.
foi uma vitória de todos.
O tão esperado momento
professores do projeto em Tarauacá
Professoras: Rosiane, Neusa, Emile e Aragão
Maria Rosiane: Coordenadora do Poronga em Tarauacá
Emile Areal e Francisco Sousa
Professora Vicência Reginaldo
Professora Gislaine
Diretoras: Elisângela e Neusa
Neusa e Jocilene
Liberdade e Auxiliadora
Dalva, Arlete Nere e Tereza Veras
formandos
Professora Clícia
tumas
a hora do hino
Personalidades da Educação
Aluna Luzia Rodrigues fala em nome das turmas
Francisca Dayana faz o Juramento
todos juram cuidar da educação
Rosiane, Neusa, Emile e Aragão
Érica Alessandra fala em nome dos professores
Neusa fala em nome dos diretores
Francisca Aragão fala em nome do Governo do Estado
diplomação
diplomação
diplomação
diplomação
diplomação
diplomação
diplomação
diplomação
diplomação
diplomação
familiares e alunos
O Projeto Poronga contribui diretamente para que o IDEB do Acre seja mais alto, uma vez que, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é calculado com a base nos dados de aprovação, reprovação e abandono nas redes de ensino de estados e municípios e nas escolas, medidos pelo Censo Escolar do MEC. Quanto menos tempo o aluno demorar de uma série para a outra (menos reprovação), melhor será o IDEB da escola. Nestes nove anos presentes no Acre, aproximadamente 20 mil estudantes foram beneficiados.
O Poronga tem recebido a visita técnica de vários Estados ao longo desses anos, que após conhecerem sua metodologia acabam implantando o programa, dentre eles Pernambuco, Tocantins, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Brasília e Amazonas. Criado em 2002 em parceria com a Fundação Roberto Marinho com o objetivo de corrigir a distorção, a iniciativa contribuiu para diminuir a distorção no Acre, que chegava a 54% das matrículas realizadas no ensino fundamental. Com a expansão para 11 municípios, o índice baixou para 30%, e a meta é reduzir até o final do ano em 20%.
Por ser um programa direcionado a pessoas que tem um histórico escolar de desistências e reprovações, sua metodologia é baseada no fortalecimento da autoestima dos alunos, ação mantida até o dia da cerimônia de entrega dos diplomas, onde se faz uma homenagem aos estudantes que superaram dificuldades no decorrer do curso.
Parabéns
ResponderExcluirNonata, Sandra, Rosiane, Professora Francisca Aragão e toda equipe do Projeto Poronga. Estou felicíssimo
e honrado por ter trabalhado com vossas senhorias. Realmente o Projeto Poronga está luminando cada vez mais nossa sociedade. O Projeto tem contribuído, e muito, para a melhoria da qualidade da educação neste município e em todo Estado. Estarei orando para que Deus continue iluminando suas vidas para que continuem conosco contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da nossa sociedade por intermédio da educação, que cada vez mais é visualizada como uma das grandes redentoras desta sociedade mal estruturada.