FÉ, SOLIDARIEDADE E TRABALHO: NO RIO MURU, UM GRUPO DE HOMENS CATÓLICOS ERGUEM A MAIOR IGREJA DA HISTÓRIA NA LOCALIDADE







É no Seringal Capela, Rio Muru, distante um dia de barco da cidade de Tarauacá que nasceu a devoção popular à São Sebastião, nessa região, quando um dos proprietários do seringal começou a rezar a novena em sua própria casa com alguns parentes. A devoção foi crescendo e a casa já era pequena para acolher tantas pessoas que começaram a acorrer ao santo. Foi, então, construído um pequeno oratório. Tempos depois, a novena passou a ser feita numa capela de madeira.


VEJA MAIS NO BLOG ALMA ACREANA
Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

12 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. Oi, Accioly, obrigado pela tua visita ao Cuia Comum!
    Até logo!
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Cont.
    Esta paralisaçao "temporaria" deu-se por conta da perca de meu Pai em 22.12.2006,e alguns entrave de ordem judicial com o posseiro vizinho. So restavam os acamentos finais como a LAJOTA DO PISO, 8 JANELAS, 2 PORTAS e PINTURA. Veja, onde eles dizem num foto que estao rebocando, na realidade estao assentando o caxilho de uma porta, pois todo reboco da estrutara da obra ja se encontrava feito. A ajuda foi bem vinda, nestes acabamento, porem, nao precisava este estandalhaço de propaganda; pois desde 2004, vinhamos construíndo apenas com sentimento espiritual; é simplesmente vergonhoso passar por cima das pessoas, principalmente, as ja falecidas, se apropriando de seus feitos, em prol de dividendos pessoais e politicos. Como ficou combinado entre os parceiros que apois a conclusão da obra fariamos a lista dos parceiros e divulgariamos na ultima noite de novena; e como hoje publicamente a insensatez tomou conta desses "parceiros de ultima hora", nada mais justo do que deixar bem claro quem são "verdadeiramente" aqueles que anonimamente contribuiram para a realizaçao dessa obra, sonho maior de meu Pai.CIMENTO - Foram gasto 117 sacos de cimento, dessses 2 sacos foram doados pelos Senhores Arnoldo Martins e Manoel Mesquita; 5 sacos pelo Sr. Manoel Macacheira; 10 sacos pelo Sr. Chico Sergio; 20 sacos pelo Sr. Antonio Tiburcio; 40 sacos pela Construmil e 40 sacos pelo Sr. Mirabor Leite. - TIJOLO DE FURO - Foram gasto 8 milheiros; desses meio milheiro foi doado pelos Senhores Valdimiro Correia e Hildo Coelho; 1 milheiro pela DISRI; e 6 milheiros e meio pelo Sr. Mirabor Leite. - TIJOLO MACIÇO - Foram doados 4 milheiros pelo sr. Joao do alfredo e 500 tijolos pelo Sr. Flavio Sampaio; - FERRO - Foram gasto R$- 1.800,00 de ferro doados pelo Sr. Antonio Tiburcio; - COBERTURA - Foram gasto 120 telhas de brasilit doadas pelo Adson Leite; o Madeirame de cobertura foi todo doado pelo Sr. Mirabor Leite; o serviço do carpinteiro da cobertura foi pago pelo Sr. Joao Tiburcio com as doaçoes e esmolas do Nvenario de 2005; - TRANSPORTE DO MATERIAL - Teve a colaboração dos senhores Ezir Aragão, Manoel Macacheira e Mirabor Leite; - MAO DE OBRA - Foram 98 diarias de pedreiros todos levados daqui da cidade e pagas pelo Sr. Mirabor Leite; foram aproximadamente 150 diarias de ajudante, dessas 18 foram pagas pelo Sr. Mirabor Leite e as demais, foram voluntarias por pessoas da cominidade, entre estas podemos destacar: Srs. Valdir Bispo e Filhos, Augusto da Dora, Joao Figueiredo, Joao Tiburcio, Jaime Leite, Mariluce leite, Chaguinha, Tota, Valquenir, Raimundo Ferreira, Peruano e o incansavel Antonio Tiburcio e muitos outros que nos falta na memoria. É bom dar conhecimento que por a Igreja se encontrar dentro da minha Propriedade, assim como ja destaquei a area do posseiro, tambem destaquei um hectares e estou providenciando o seu Registro em nome da Paroquia de Tarauaca, pois era assim o gosto do meu Pai Antonio Tiburcio.
    Companheiro Acioly, esta é a verdadeira historia da construçao da Capelinha, que gostaria que tivesse ficado no anonimato, pois assim era o gosto do meu Pai; no entanto, vendo a esperteza tomando conta desse feito, nada mais justo do que divulgar a verdade, para que a falta de escrupulos daqueles que desejam crescer em cima dos feitos dos outros seja estampada.
    Peço gentileza, assim como voce ja divulgou em radio a malversação dessa historia, tenha a gentileza de levar a verdade.

    Grato Mirabor Leite.

    ResponderExcluir
  3. É lamentavel que pessoas aparentemente de bem da nossa sociedade, se interponha e se aproprie de um trabalho de uma familia, cujo obijetivo é exclusivamente espiritual, na intençao de tirar dividendos politicos. Esta igreja é fruto de um trabalho do meu Pai, que desde que comprei a propriedade no ano de 2003, cuja a Igrejinha se incontra edificada, que vendo sua estrutura ja bastante danificada por falta de conservação se dedicou em construir um novo templo. A pricipio seria em madeira, depois pelo desejo do meu Pai, decidi construir em alvenaria; com a colaboraçao de varios paceiros. Com a partida do meu Pai, em 22 de dezembro 2006, houve uma paralisaçao "temporaria" nos acabamentos finais da obra; restando por terminar APENAS A LAJOTA DO PISO, 8 JANELAS, 2 PORTAS E PINTURA.trabalho que faria tão logo... cont. Assina MIRABOR LEITE

    ResponderExcluir
  4. Sr.Mirabor Leite gostaria de saber das 20 sacas de cimento que o Naldo do Ò fez a doação pra construção da capela, pois não consta o nome dele na relação das pessoas que doaran. pra aonde foi esse cimento?

    Naldo do Ó

    ResponderExcluir
  5. Companheiro Acioly, gostaria que voce fizesse uma reparação muto justa na relação dos donativos para construçao da Capelinha; que por puro esquecimento e falta na memoria, por conta de termos procurado muitos parceiros, uns diziam SIM outros diziam NÃO, esquecemos o nome do companheiro e amigo NALDO DO Ó, que não houve nem a necessidade de fazermos pedido ao mesmo; pois ele voluntariamente se manisfestou em ajudar; doando 20 SACOS DE CIMENTO, entregue ao meu Pai dentro da canoa; a quem Eu peço perdão de Publico pelo minha grande falha. Portanto onde divulgamos 117 SACOS DE CIMENTO LEIA-SE 137. Se não for pedir muito faça a gentileza de levar a conhecimento publico, por pela FM, radio de serventia e grande audiencia em nossa cidade, para que possa ser justo com o parceiro de grande importancia nos momentos de precisão.
    MIRABOR LEITE

    ResponderExcluir
  6. Companheiro Acioly, gostaria que voce fizesse uma reparação muto justa na relação dos donativos para construçao da Capelinha; que por puro esquecimento e falta na memoria, por conta de termos procurado muitos parceiros, uns diziam SIM outros diziam NÃO, esquecemos o nome do companheiro e amigo NALDO DO Ó, que não houve nem a necessidade de fazermos pedido ao mesmo; pois ele voluntariamente se manisfestou em ajudar; doando 20 SACOS DE CIMENTO, entregue ao meu Pai dentro da canoa; a quem Eu peço perdão de Publico pelo minha grande falha. Portanto onde divulgamos 117 SACOS DE CIMENTO LEIA-SE 137. Se não for pedir muito faça a gentileza de levar a conhecimento publico, por pela FM, radio de serventia e grande audiencia em nossa cidade, para que possa ser justo com o parceiro de grande importancia nos momentos de precisão.
    MIRABOR LEITE

    ResponderExcluir
  7. Amigo NALDO,

    Venho de publico pedir desculpas pela minha falha, tenha certeza que sua doação, como as demais, independente de quantitativo, foram muito importantes para a edificação do nosso Projeto, que não é meu, é da comunidade Cristã, gostaria que tivesse ficado no anonimato, no entanto não foi possivel, diante de açoes escrupulosas de uma meia duzia querendo se dar bem as custas dos outros; ja fiz a reparaçao, tanto em materia como em conciencia, e se por ventura tenha me esquecido de mais alguem, que tenha a mesma atitude, me cobre; muito obrigado em ter me ajudado a avivar minha memoria; que DEUS te proteja junto a tua FAMILIA. Um abraço amigo
    Mirabor Leite

    ResponderExcluir
  8. Amigo NALDO,

    Venho de publico pedir desculpas pela minha falha, tenha certeza que sua doação, como as demais, independente de quantitativo, foram muito importantes para a edificação do nosso Projeto, que não é meu, é da comunidade Cristã, gostaria que tivesse ficado no anonimato, no entanto não foi possivel, diante de açoes escrupulosas de uma meia duzia querendo se dar bem as custas dos outros; ja fiz a reparaçao, tanto em materia como em conciencia, e se por ventura tenha me esquecido de mais alguem, que tenha a mesma atitude, me cobre; muito obrigado em ter me ajudado a avivar minha memoria; que DEUS te proteja junto a tua FAMILIA. Um abraço amigo
    Mirabor Leite

    ResponderExcluir
  9. QUE PENA QUE QUESTÕES POLITICAS SEJAM
    USADAS PARA TORNAR AINDA MENOR A CRENÇA NA IGREJA AATÓLICA.
    QUE sÃO SEBASTÃO PERDOE,ESSAS PESSOAS.
    É MESMO UMA VERGONHA...

    ResponderExcluir
  10. Pelo que ouvi dizer essa Capela é de propriedade da família Leite, e a recadação dos novenários e festas que realizam ficam com a família e não prestam conta com a Igreja Matriz de São José. Com outras palavras o dinheiro que arrecadam é deles e não da Igreja e serve para atender as necessidades deles e não da Igreja.

    ResponderExcluir
  11. Mirabor disse...
    è uma pena companheiro Acioli, que voce na qualidade de um democrata mao tenha publicado os esclarecimentos que fiz ao pensamento anonimo acima. grato Mirabor

    ResponderExcluir
  12. Esse é o meu pai... Bjs Pai...

    Júnior Leite....

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem