Certidão de nascimento muda em 2010

Documento vai seguir padrão nacional, mais simples e seguro.Entre as novidades, estão variação de tamanho e de dados inseridos.




Os cartórios vão passar a emitir um novo modelo de certidão de nascimento a partir de 1º de janeiro. O documento vai seguir um padrão nacional, que tem o objetivo de ser mais simples e seguro.
A certidão de nascimento é o primeiro documento na vida de uma pessoa. É o que lhe garante cidadania. Apesar disso, estima-se que, só no ano passado, quase 250 mil crianças deixaram de ser registradas no país.
O novo documento possui o número de matrícula que identifica o cartório, o ano, o livro e a folha na qual foi feito o registro. O número poderá ser acessado pela internet e será reconhecido em todo o país.
Outra novidade é que, agora, existe apenas um espaço para filiação, que pode ter só o nome da mãe ou do pai. Dados como a profissão dos pais não são necessários. Já o tamanho pode ser o tradicional ou um menor.
A certidão também deve incluir o número da declaração emitida pela maternidade. Dessa maneira, deve ser mais fácil comparar o número de pessoas que nasceram e as que foram registradas. A primeira emissão é gratuita.


Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem