Cuidado com o Cavalo de Tróia




A época de Natal é campeã  em golpes aplicados pela internet ou pelos telefones fixos e móveis. O roubo de senhas pela internet aumentou e muito: 225%. 
As mensagens que chegam pela internet também são um risco. Segundo estudos feitos por consultores de empresas de seguranças, os golpes virtuais quase dobram nesta época do ano é quando os consumidores aumentam as compras feitas pelo computador. 
Pela internet, esses golpes vêm no chamado "cavalo de tróia", que é um dos vírus mais disseminados na rede de computadores. E o vírus vem geralmente numa mensagem que você recebe e abre achando que é importante. Aí o vírus contamina seu computador e rouba seus dados.
Outra ação comum alertada por consultores, são os torpedos premiados.
Dona Adália Grangeiro, moradora da curva do Itucumã, em Rio Branco, por muito pouco não caiu no golpe do telefone. Para sua sorte, quem atendeu a chamada premiada foi sua filha, Clara Grangeiro que também é sua procuradora.
"Eles pediram para ficar na linha e em seguida disseram que aquele aparelho tinha ganho um carro. E pediram os dados da mamãe, mas não dei. Eles ameaçaram que ela teria CPF e conta corrente cancelada. Achei muito estranho", relatou Clara.
O "torpedo premiado" é  um chamados golpes natalinos que são praticados nessa época do ano. Durante a conversa, o golpista faz a vítima acreditar que ganhou um carro, um telefone de última geração. 
O número deixado no celular é  quase sempre de um estado onde não mora a vítima. Os bandidos dizem que a ligação é gratuita, o que não é verdade. Insistem para você não desligar o telefone. Dizem que para receber o prêmio, o suposto sorteado precisa fazer doações para ajudar crianças doentes.


Jairo Carioca - Da redação ac24horas 
Rio Branco, Acre
Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem