Partido dos Trabalhadores escolhe nova direção no próximo domingo.




Josman Neri deve ser o novo presidente do PT em Tarauacá



Petistas de todo o país vão eleger no próximo domingo os novos presidentes nacional, estaduais e municipais do partido para os próximos dois anos. O principal desafio do sucessor do atual presidente nacional, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), é comandar as eleições presidenciais em 2010.






Neste PED (Processo de Eleição Direta) concorrem seis candidatos a presidente nacional: Markus Sokol, da corrente O Trabalho; Iriny Lopes, da Articulação de Esquerda; José Eduardo Cardozo, da Mensagem ao Partido; Geraldo Magela, da Movimento PT; José Eduardo Dutra, da Construindo um Novo Brasil; e Serge Goulart, da Esquerda Marxista.
Os petistas também vão escolher os integrantes dos diretórios nacional, estaduais, municipais e, onde houver, também os zonais nos casos de grandes cidades, como São Paulo, onde são escolhidos os diretórios por região.
Oito chapas disputam o Diretório Nacional: Terra, Trabalho e Soberania; Esquerda Socialista; Contraponto; Partido para Todos; Movimento: Partido para Todos; Mensagem ao Partido; Virar à Esquerda e O Partido que Muda o Brasil.
Pelas regras do partido, será considerado eleito o candidato a presidente que receber 50% dos votos válidos mais um. Se não houver vitória no primeiro turno, o partido realiza um novo pleito.
Já a composição dos diretórios é de acordo com o número de votos que a chapa receber. Por exemplo, se uma chapa recebe 30% dos votos válidos, terá 30% das cadeiras do diretório. O Diretório Nacional, por exemplo, é composto por 81 membros.
Atualmente, o PT tem cerca de 1,3 milhão de petistas aptos a votar em todo o país os que se filiaram até 22 de novembro de 2008 e que estão em dia com sua contribuição partidária: R$ 15 por ano para quem não tem cargo público. Porém, como o voto não é obrigatório, o partido não fez ainda uma estimativa de quantos petistas devem votar no PED deste ano. Em 2007, cerca de 326 mil petistas votaram em todo o país.

NO ACRE - No Acre do mais de 6 mil filiados, atualmente, estima-se que pelo menos 5.700 participem do PED em todos os municípios. Sò em Rio Branco cerca de 2.500 são espeados à comparecem às urnas e devem reelejer o atual Presidente Leonerdo de Brito.


EM TARAUACÁ - Em Tarauacá o PT conta hoje com aproximadamente 400 filiados e apenas 162 eleitores estão aptos a votar no próximo domingo. Josman Neri deve ser eleito presidente do Direção Municipal.

O PED começa às 8 horas da manhã e se encerra às 05 horas da tarde.

Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem