O deputado Moisés Diniz (PCdoB), líder do governo na Assembléia Legislativa, disse que a oposição está comemorando o resultado das eleições de Feijó sem olhar para a conjuntura local da disputa.
Leia trechos da entrevista.
Deputado, a oposição se fortaleceu com o resultado da eleição em Feijó?
É mais uma prefeitura para a oposição, o que não significa que o resultado de lá pode ser considerado prévia das eleições de 2010. Não tem nada a ver.
Como assim?
O quadro de Feijó não reflete a disputa de 2010. São situações totalmente diferentes. O Dindim estava em campanha oficial desde julho de 2008. A Jaciara entrou no prejuízo de tempo, de memória eleitoral e, acima de tudo, não conseguiu unificar o seu time.
O senhor pode explicar melhor?
A nossa candidata não teve tempo de visitar 10% das áreas rurais e indígenas, teve apenas 18 dias de campanha. Era como se o Lula lançasse a Dilma a apenas 18 dias da eleição para enfrentar o Serra.
A divisão interna foi decisiva?
O PT não conseguiu colocar na campanha os seus vereadores e muitas de suas lideranças de base, o PSB teve dois de seus três vereadores apoiando o adversário, o PCdoB perdeu a sua principal liderança local e o PPB trocou o vice de última hora, provocando desânimo e dispersão na base da campanha. Nós perdemos para nós mesmos.
E por que a oposição comemora?
Porque quer passar a idéia de que os líderes atuais da oposição estão unidos e isso pode determinar a eleição de 2010, o que é uma falácia. Não foram os discursos do Bocalom ou do Flaviano que elegeram o Dindim. A oposição festeja o que não é dela.
Então os líderes estaduais não influenciaram no resultado das eleições de Feijó?
Influenciaram, mas não no volume que eles dizem. A oposição no Acre já encontrou o Dindim feito. Eles não fizeram nada além de discursos, não montaram estratégia eleitoral nenhuma, não costuraram alianças. Eles estão abençoando o filho que não fizeram.
Esse resultado incentiva a oposição a se unir em 2010?
Unir em cima de um palanque é diferente de unir lideranças em torno de um projeto, retirar candidaturas, montar chapas proporcionais, conquistar o eleitorado em cada região, superar interesses partidários e pessoais. A oposição carece de um líder forte para conduzir esse processo.
A Frente Popular sai desgastada desse processo em Feijó?
O comando central da Frente Popular fez o que pode para unir os partidos lá, deslocou suas lideranças. Infelizmente, os líderes locais deram um tiro no próprio pé. Todavia, diferente de lá, os líderes estaduais estão unidos, tem um candidato forte, com memória eleitoral inestimável e lideranças como Jorge Viana, Binho Marques, Edvaldo Magalhães e Raimundo Angelim, que conduzem a Frente Popular com unidade e sabedoria.
A eleição de Feijó deixa ensinamentos?
Com certeza, a de que a unidade política é a chave da vitória. Em Feijó nós perdemos para nós mesmos e ainda demos o gosto de a oposição comemorar e achar que foi ela quem nos derrotou. Uma tragédia que nos serve de lição.
Da redação de ac24horas
Rio Branco, Acre
Esse deputado (que por dizer amém a tudo o que o Binho Faz já perdeu o meu voto e o voto de toda a minha família) é um fanfarrão mesmo. Ter coragem para dizer que um perseguidor como esse Binho é uma liderança, só pode ser brincadeira. Todos nós sabemos que se o Jorge Viana - cabra competente, uma verdadeira liderança - tivesse lançado o Chaga Milton de Tarauacá para o Governo do Acre, esse atleta hoje seria nosso Governador
ResponderExcluirOLHA ANONIMO FRUSTRADO TU DEVE TA COM SAUDADE OU DO CHICO SOMBRA OU DO MANEL MACHADO.
ResponderExcluirO MOISÉS É BICAMPEAO DE VOTO EM TARAUACÁ E SE DEPENDER E NO ANO QUER VAM VAI SER TRI CAMPEÃO. ENFIA TEU VOTO E DA TUA FAMILIA NO TEU...
"FICOU COM RAIVA, FICOU? FICA COM RAIVA NÃO"! ESSE FANFARRÃO (MOISÉS DINIZ)SÓ TIROU MUITOS VOTOS AQUI EM TARAUACÁ PORQUE COMPROU, SEU PUCHA SACO, E VOCÊ SABE DISSO. TALVEZ VOCÊ SE INCOMODOU TANTO PORQUE É UM DAQUELES PARASITAS QUE O MOISÉS SUSTENTA COM O DINHEIRO DE QUEM TRABALHA, COMO EU...KKKK. EU CONHEÇO MUITOS AMIGOS E PESSOAS QUE FIZERAM ESSA BESTEIRA DE VENDER O VOTO PARA SEU CANDIDATO "HONESTO". NÃO SEI O TAMANHO DA SUA IGNORÂNCIA, MAS CREIO QUE NÃO SEJA PEQUENA, POR ISSO VOU REFRESCAR A SUA MEMÓRIA E INFORMAR A VOSSA SENHORIA QUE, AQUI NO ACRE, A POLÍTICA CORONELISTA - ONDE VENCE QUEM TEM MAIS DINHEIRO E APOIO DOS EMPRESÁRIOS QUE AJUDAM OS CANDIDATOS A COMPRAR VOTOS COM PROTESES DENTÁRIAS, FOLHAS DE ALUMÍNIO, REMÉDIO, PROMESSAS DE EMPREGO, PASSAGEM DE AVIÃO E ETC, AINDA OBRIGAM SEUS FUNCIONÁRIOS A VOTAR EM QUEM ELES MANDAM - AINDA É MUITO PRESENTE. A POLÍTICA CORONELISTA NO ACRE SÓ MODOU DE FACE, MAS CONTINUA DA MESMA FORMA DE OUTRORA, UMA VERGONHA.
ResponderExcluirSÓ PARA FINALIZAR LHE DIGO AINDA QUE NÃO ESTOU SENTINDO FALTA DO MANOEL MACHADO, NEM DO CHICO SOMBRA. ESTOU SENTINDO FALTA É DE DEMOCRACIA, VOCÊ SABE O QUE É ISSO? ACHO QUE NÃO! SE NÃO SOUBER (PROCURA FALAR COM O WASHINGTON AQUINO, QUE FOI AFASTADO DO RÁDIO, PELO BINHO MARQUES, POR EXPOR SUAS IDÉIAS), EU TE ENSINO DEPOIS, TÁ!
AH, SEU CABRA VARADO, SE VOCÊ NÃO SABE COMO FUNCIONA A POLITICAGEM AQUI NO ACRE NÃO FALE BESTEIRA, TÁ. E TEM MAIS UMA, EU TENHO O DIREITO DE EXPOR MINHAS OPINIÕES A RESPEITO DAQUELES INCOMPETENTES QUE EU, INFELIZMENTE, AJUDEI A ELEGER, E QUE SÓ ME DECEPCIONARAM.
POR ISSO VÁ PROCURAR O QUE FAZER, TÁ. UM ABRAÇO PARA VOCÊ E FAMÍLIA.
Concordo com o primeiro comentarista. E digo mais:
ResponderExcluirÉ claro que as coisas mudaram, mas não é por isso que vamos afirmar e arrotar grandezas dizendo que o Acre é um paraíso, é o melhor lugar da Amazônia para se viver. Só diz isso quem ainda não analisou os indices alarmantes de violência e/ou quem não teve a oportunidade de visitar um Hospital no interior, onde você espera mais de mês pelo resultado de um simples exame, onde um doente espera um, dois, três meses por uma passagem do TFD que só chega depois que o paciente já tem morrido.
Precisamos reconhecer os avanços na área de saúde, habitação, educação..., mas a equipe de governo precisa sobretudo de humildade para admitir que após 12 anos de Gestão não conseguiu resolver os problemas de saúde e segurança da sociedade. E agora não dá para dizer que culpa é da oposição, pois do presidente ao Governador a cúpula reza pela mesma cartilha.
o moises é um bom sujeito e um dos mais preparados deputados que nós temos no estado, pois tem boas idéias. mas suas idéias não são muito aceitas no governo do pt. no dia que ele fizer que nem o doutor baba de feijó o pt vai se lascar.
ResponderExcluir