Os estados do Acre e Rondônia, ficaram isolados do restante do mundo via internet e telefonia fixa e móvel celular desde as 14h [Acre] desta sexta-feira.
O problema, segundo o gerente operador da Telomont que presta serviço à OI no Acre, Cláudio Malaquias, foi uma fibra óptica que se rompeu a nove quilômetros da cidade de Rondonópolis, no estado do Mato Grosso. "Tão logo o problema foi detectado, colocamos equipes para fazer os reparos e acreditamos que logo voltaremos a operar", disse Malaquias ao ser questionado por ac24horas.
No Acre, para quem precisou fazer uma ligação para telefone móvel OI ou mesmo realizar uma chamada de longa distância [DDD] em algumas localidades, mesmo do convencional, ficou impossibilitado. O sistema de registro de ocorrências policiais nas delegacias do Acre também foram realizados manualmente devidoa pane no sistema.
Os transtornos também foram sentidos por quem precisou fazer alguma operação financeira ou compras em supermercados, lojas de conveniências, drogarias ou mesmo inserir crédito em celulares entre outros . Os prejuízos ainda não são estimados.
Segundo o gerente prestador de serviço da OI no Acre, Cláudio Malaquias, uma nota técnica será emitida pelo Operador Central, explicando os motivos do rompimento da fibra.
A reportagem do ac24horas, na tentativa de dar maiores detalhes sobre a pane na telefonia e internet, fez contato com a OI pelo telefone 10314, e através do protocolo 20096104898102, a atendente Andréia disse que a qualquer momento os serviços estariam dentro da normalidade e o horário previsto era para as 21:16h.
Como previsto, o sistema foi restabelecido as 21:11h
Salomão Matos - da redação ac24horas
Rio Branco, Acre
