Pai denuncia envolvimento de estudantes com drogas na Bolívia

O pai de uma estudante do segundo ano do curso de medicina da Universidad Cristiana de Bolívia (Ucebol) em Santa Cruz de La Sierra fez duras criticas ao que classifica de terrorismo psicológico fabricado pela mídia acreana, após a morte do jovem Jéferson Benedito Paro dos Santos, 32 anos, no último dia 06.

O primeiro contato com a redação do ac24horas foi através do e-mail. Ontem a noite, ele aceitou gravar entrevista através de uma longa conversa feita pelo seu telefone celular, mas pediu para se identificar apenas como "Pai Consciente". 

"Vou a Santa Cruz quase toda semana", disse. "E não existe esse clima de tensão e medo repassado pela imprensa que se diz Alerta. O Clima é de inteira tranqüilidade", acrescentou.

Segundo o pai, o filho de um jornalista acreano é responsável pelas informações sensacionalistas que estabeleceram o clima de insegurança em todo o Estado. Ele revelou que a insegurança dentro do território boliviano vem sendo criada sim pelos próprios brasileiros, "aqueles que pegam o dinheiro que os pais enviam para participar de orgias e baladas em terras estrangeiras".

"Quem vai realmente estudar está tranqüilo e dando seqüência à sua carreira profissional", segue contando. O pai consciente fez questão de ir a Santa Cruz após a morte do segundo brasileiro, a estudante Rossana Alvez Hubner, de 32 anos, assassinada no domingo (11), na cidade de Cochabamba, na Bolívia, com 15 facadas.

Em comentários postados em um site, ele já havia se manifestado afirmando que "a policia boliviana está errada sim, quando permite que `brasilenõs hijos de papa` façam racha com carros e motos, fechem ruas com carros de som e bebidas (e outra cositas más)". Para colocar fim a discussão e fazer um alerta aos pais que tem filhos na Bolívia ele denunciou: "há muitos filhos acreanos envolvidos com o tráfico de drogas na Bolívia".

E segue dizendo: "_Seu filho pode não ser daqueles que tem mordomias, mas as vezes, acompanham aqueles que tem e aí é onde mora o perigo! Para acompanhar estes, às vezes se envolvem em coisas erradas para conseguir la plata".

Ele assegura que enviando R$ 600,00 por mês a filha, o equivalente a 1.900 pesos bolivianos, consegue mantê-la com mordomias. E tranqüiliza a sociedade dizendo "que os outros dois casos citados em matérias, um foi de uma jovem da UDABOL, que segundo um estudante mato-grossense, tratou-se de crime passional; e o outro caso, foi de reação a um assalto".

Para o pai consciente não há pânico na Bolívia. Ele condenou os políticos que tentaram pegar carona na fabricação dos fatos, "na tentativa de ganhar votos". A melhor associação, na opinião dele, "é a família. Cuidem bem de seus filhos, mandem dinheiro suficiente para os seus estudos e visite a faculdade que ele estuda, acompanhe a sua vida  para saber o que eles estão fazendo", aconselhou.


Jairo Carioca - Da redação de ac24horas
js.carioca@hotmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Rio Branco, Acre
Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

5 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. OLHA VOU SER LIVRE E DIRETO, ESSE SENHOR É UM MENTIROSO, PQ AQUI NAO TEM COMO PASSAR COM 600 AH NAO SER QUE NAO ENTRE EM CONTA, ALUGUEL, FACULDADE, COMIDA, MATERIAL UNIVERSITARIO, POR NO MINIMO A MENSALIDADE DA FACUL SEJA 100 DOLARES, APARTAMENTO MAIS 100 DOLARES, MAIS 100 DOLARES DE FEIRA, VEM TRANSPORTE VEM MATERIAL VEM GASTO COM ROUPA, NAO ISSO NAO PODE SER, 600 REAIS SAO 300 DOLARES, ISSO HOJE QUE O DOLAR ESTAR BAIXO, OU A FILHA DELE MORA DEBAIXO DA PONTE E COME NA CANCHA, OU A FILHA DELE FAZ PROGRAMA... UMAS DAS OPCOES...

    ResponderExcluir
  2. rapaz desconfiu que essa menina faz programa.. pois com 1900 pesos ela paga apenas faculdade e moradia.. acho que o macho dela paga a comida o transporte os livros e as roupas pra ela vestir, roupa acho que ela só usa suja pois n tem dinheiro pra mandar lavar.. fora outros itens como trabalhos na faculdade que sempre se necessita de dinheiro pra ta fazendo.. e lembrando ninguem vive em municipio, vivemos em um lugar que tem 2 milhoes de habitantes. e podi ter certeza que se transportando de onibus vc n tem como chegar nas suas praticas em hospitais que chega a ser até 3 hospitais diferente e ainda voltar pra faculdade pra passar as teoricas... Parabéns pra essa guria ou pro pai dela pois ela vive na cidade mais cara da bolivia e ainda diz que vive bem. :)

    ResponderExcluir
  3. É sobre drogas muita gente meche mesmo na bolivia. mais n esqueçam que sao gente de todos os estados do brasil.. Entao n adianta ele tbm generalizar dizer que todos usam como se fosse só acrianos que vivessem aki e que gastam os dinheiros dos seus pais com isso que éh mentira, tem muita genti que ta aki n por querer e sim porque precisa ter um futuro melhor.. e que a unica alternativa pra chegar nesse objetivo e vindo e submeter na bolivia num pais que só te arranca dinheiro e que mesmo vc tando com suas coisas em dias eles arrumam algum forma de tirar mais dinheiro de vc.. E que fike claro que n só éh acriano que éh o vilao da historia como esse pai dessa cidada fala olhem pras outras pessoas dos outros Estados porque aki na bolivia tem de todo lugar..

    ResponderExcluir
  4. ki vergonha papai vc mandar 600 reais pra sua filha minha eu vivo com 1500 reais y ainda passo dificuldades ... coitadinha de sua filha realmente ela é uma lutadora...

    ResponderExcluir
  5. Opai do estudante que deu a entrevista está equivocado, a garota que foi morta, que dizem ser brasileira, era BOLIVIANA, conforme Jornal local de Santa Cruz, eu estava lá e assisti a todas as reportagens. E, realmente, o clima lá é de muita tranquilidade, os brasileiros que estão estudando se sentem seguros. Ah! Ainda, conforme a imprensa local de Santa Cruz, a garota assassinada era namorada do brasileiro que tb foi assassinado..

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem