Luiz Calixto denuncia irregularidades em cooperativas

O deputado Luiz Calixto (PSL) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça,  13, apresentando uma denúncia contra o ex-diretor financeiro do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre – Deracre – Cesário Braga. Segundo o parlamentar, Braga estaria envolvido em um esquema de pagamento de propina para o favorecimento de cooperativas de trabalho em contratos com o governo do Estado.





Calixto explicou que foi procurado pela ex-presidente da Cooperativa de Trabalhadores em Geral de Rio Branco – Cooperacre, Francisca Oliveira, que entregou documentos comprovando a transação. Nesses documentos o parlamentar disse que pode constatar indícios suficientes para abrir processo de investigação.
De acordo com ele o esquema funcionaria da seguinte maneira, inicialmente eram atendidos pedidos de políticos aliados para a inclusão de funcionários fantasmas na lista de cooperados, esses recebiam salários, mesmo sem trabalhar de fato. Porém, o mais grave ocorreu depois.
“Segundo a ex-presidente, a derrocada da Cooperacre, e a dela que era a cabeça, tronco e membros da cooperativa, começou quando, para manter os contratos de serviços da sua cooperativa, foi obrigada a pagar altíssimas propinas ao então diretor financeiro do Deracre, Cezário Braga e a se "embananar" com as obrigações previdenciárias e trabalhistas”.
Para comprovar essa última denúncia Luiz Calixto citou a existência de um recibo assinado pela então secretária de Braga atestando o recebimento de R$18mil da cooperativa. “Os corruptos geralmente tem cuidado, mas esse não, pois, a certeza da impunidade era tamanha que providenciou um recibo comprovando o crime”.
Luiz Calixto disse que irá apresentar esses documentos e outros ao Ministério Público Estadual para que haja uma investigação. Ele irá ainda deliberar junto com o resto da bancada de oposição ao governo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a relação entre as cooperativas de serviço e o Deracre. “Temos que investigar essa relação exatamente para preservar as boas cooperativas, que cumprem sua finalidade”.

AGÊNCIA ALEAC
Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem