O deputado Luiz Calixto (PSL) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça, 13, apresentando uma denúncia contra o ex-diretor financeiro do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre – Deracre – Cesário Braga. Segundo o parlamentar, Braga estaria envolvido em um esquema de pagamento de propina para o favorecimento de cooperativas de trabalho em contratos com o governo do Estado.
Calixto explicou que foi procurado pela ex-presidente da Cooperativa de Trabalhadores em Geral de Rio Branco – Cooperacre, Francisca Oliveira, que entregou documentos comprovando a transação. Nesses documentos o parlamentar disse que pode constatar indícios suficientes para abrir processo de investigação.
De acordo com ele o esquema funcionaria da seguinte maneira, inicialmente eram atendidos pedidos de políticos aliados para a inclusão de funcionários fantasmas na lista de cooperados, esses recebiam salários, mesmo sem trabalhar de fato. Porém, o mais grave ocorreu depois.
“Segundo a ex-presidente, a derrocada da Cooperacre, e a dela que era a cabeça, tronco e membros da cooperativa, começou quando, para manter os contratos de serviços da sua cooperativa, foi obrigada a pagar altíssimas propinas ao então diretor financeiro do Deracre, Cezário Braga e a se "embananar" com as obrigações previdenciárias e trabalhistas”.
Para comprovar essa última denúncia Luiz Calixto citou a existência de um recibo assinado pela então secretária de Braga atestando o recebimento de R$18mil da cooperativa. “Os corruptos geralmente tem cuidado, mas esse não, pois, a certeza da impunidade era tamanha que providenciou um recibo comprovando o crime”.
Luiz Calixto disse que irá apresentar esses documentos e outros ao Ministério Público Estadual para que haja uma investigação. Ele irá ainda deliberar junto com o resto da bancada de oposição ao governo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a relação entre as cooperativas de serviço e o Deracre. “Temos que investigar essa relação exatamente para preservar as boas cooperativas, que cumprem sua finalidade”.AGÊNCIA ALEAC