MEC abrirá 2 mil vagas para bolsistas residentes


Estado do Acre tem prioridade nas bolsas
Foto: uss.br

Váldeson Amaro
Do oriobranco.net


Uma parceria entre os Ministérios da Educação e da Saúde promete criar 2 mil novas bolsas de residência médica no País. O chamado Pró-Residência (Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas) pretende abrir as novas vagas em regiões consideradas deficitárias de acordo com levantamento feito pelo governo federal.

Além disso, a idéia é que os postos de trabalho atendam áreas em que o SUS (Sistema Único de Saúde) mais necessita de reforços: atenção primária à saúde, saúde da criança, saúde da mulher, saúde mental, oncologia, saúde do idoso e urgência e emergência. O valor das bolsas é de R$ 1,9 mil e o custo será dividido igualmente entre os dois ministérios.
De acordo com informações do MEC (Ministério da Educação), a oferta de bolsas chegará a 3,7 mil em todo o País. Como o programa tem duração de três anos, a meta do programa é atingir 9 bolsas até 2011. As regiões que o ministério deverá priorizar são: Norte, Nordeste e Centro-Oeste, especialmente os estados de Tocantins, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá.
A Sesu (Secretaria de Educação Superior do MEC) e a SGTES (Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde) são responsáveis pelos editais do programa e as bolsas serão distribuídas com base na apresentação de propostas de acordo com o previsto neles. Estão aptos a participar do programa hospitais universitários federais, os hospitais de ensino e as secretarias estaduais e municipais de saúde. Haverá priorização para instituições das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. 
O prazo para apresentação de propostas do primeiro edital termina no dia 30 de novembro e mil bolsas serão abertas. A primeira fase abrangerá projetos de ampliação de vagas em programas já existentes ou de criação de programas que dependam exclusivamente de bolsas de residência para iniciar as atividades. O MEC divulgará a lista dos aprovados da primeira etapa no dia 11 de dezembro. 
As outras mil bolsas ficam para a segunda etapa, que tem prazo de apresentação dos projetos aberto até o dia 31 de janeiro. Nessa fase, serão distribuídas bolsas para projetos apresentados por instituições que necessitam de investimentos em infraestrutura e formação de preceptores - profissionais médicos que fazem a supervisão de estudantes e residentes em atividades práticas. Nesses casos, os programas serão desenvolvidos em convênio com instituições de referência no País.

O RIO BRANCO NET
Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem