Estatuto: Perpétua ouve juventude de 22 cidades no AC

Deputada representa, no Acre, a Câmara Federal na série de reuniões estaduais para conhecer e anotar as principais carências dos jovens brasileiros. Congresso prepara documento final. 

Quais as reivindicações mais prementes do jovem acreano? Com eles, a palavra.


A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) aceitou o convite para coordenar a audiência pública, em Rio Branco, na próxima semana, que discutirá amplamente a proposta da nova política nacional para a juventude. O público jovem de todos os municípios acreanos estará representado no encontro, que tem o objetivo de ouvir e anotar as principais reivindicações nas áreas de Saúde, Trabalho, Educação, Política, dentre outros temas que influenciam diretamente a vida das pessoas.
As principais carências dos 26 estados serão levantadas, atendendo a um calendário já fechado. Em seguida, farão parte do relatório final da Comissão especial que analisa o Projeto de Lei 4529 (Estatuto da Juventude).

"É uma conquista histórica, à medida que reconhece legalmente a condição de juventude, possibilitando a ampliação do debate e implementação de políticas públicas voltadas a este setor da sociedade", disse a deputada acreana, para quem não haverá avanços se não forem criados meios de incentivar a capacitação dos jovens ao trabalho e acesso mais digno ao lazer e esporte.  Para ela, os jovens não podem ser tratados como problema, e "é hora de definir critérios para fortalecer os conselhos de juventude e pensar na criação da Rede Nacional da Juventude".
De acordo com a União da Juventude Socialista, "este é o setor da sociedade que mais mata e mais morre no Brasil, apontam as estatísticas, além de ser também o mais atingido pelo desemprego. Pela primeira vez o Estado volta seus olhos para esta parcela da sociedade tentando absorver suas contribuições, sua energia criativa na construção de um país mais justo".
Com 86 artigos, o Estatuto define os direitos básicos da população entre 15 e 29 anos e determina que família, comunidade, sociedade e poder público são responsáveis pelo cumprimento desses direitos. O Estatuto, juntamente com a PEC da Juventude e o Plano Nacional de Juventude (PNJ), formam o marco legal da juventude brasileira e se encontram em fase de tramitação no Congresso Nacional. Sua aprovação atende uma das prioridades da 1ª Conferência Nacional de Juventude e faz parte das ações do Pacto da Juventude, elaborado pelo Conselho Nacional de Juventude.
 
Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem