Acre lançará Plano Estadual de Educação


Com a meta de expandir a rede de educação profissional para todos os municípios do Estado e ampliar a oferta de cursos técnicos no Estado será lançado nesta segunda-feira, 19, às 9 horas, no auditório da Secretaria de Estado de Educação, o Plano Estadual de Educação Profissional e Tecnológica para o período compreendido entre 2009/2016. Composto de programas nacionais de educação tecnológica e profissional o plano pretende alcançar e abranger um público bem mais amplo. Na ocasião, um termo de compromisso será assinado entre o governo do Estado e o Ministério da Educação para a implantação de uma unidade da Escola Técnica Federal do Acre que estará em funcionamento já a partir deste mês. 


O conjunto de medidas para fomentar a educação profissional destinada a jovens e adultos prevê a instalação de unidades nos municípios de Rio Branco (sede), Cruzeiro do Sul e Sena Madureira, com possibilidade de implantação ainda no município de Xapuri. “Esta é mais que uma atualização do plano que já existia. É uma nova visão, mais bem orientada que será implementada a partir de pesquisa detalhada da demanda e oferta, observando todos os públicos, dos trabalhadores que estão no mercado e do próprio mercado com o objetivo de alcançar todos os públicos”, explica o gerente de planejamento do Instituto Dom Moacyr, Edenilson Santos. O PEP prevê a criação mais centros de educação profissional integrados a cursos de Educação de Jovens e Adultos e formação técnica indígena e a destinação de cursos técnicos subsequentes, concomitantes e integrados ao ensino médio. “O plano abre a possibilidade de fazer o alinhamento da política estadual de Educação Profissional com a política nacional que busca a promoção de mudanças no setor”, justifica Santos. A previsão é abrir em torno de 1,5 mil a 2 mil vagas por ano com a realização de cursos embasados no catálogo nacional elaborado pelo MEC.


Fórum Mundial será realizado em novembro, em Brasília
A proposta foi sugerida pelo Brasil no Fórum Mundial de Educação. A ideia era promover um fórum específico de Educação Profissional. Acatada por todos os países participantes, o Brasil ainda ganhou o direito de sediar a primeira edição em novembro, na cidade de Brasília. Para divulgar o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, o secretário de Educação Tecnológica do MEC, vem a Rio Branco para divulgar o evento ao mesmo tempo em que acompanha o lançamento dos programas Brasil Profissionalizado e e-TEC Brasil - Escola Técnica Aberta do Brasil. (AN do Acre)

Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem