Do total de contribuintes beneficiados neste lote, 15.088 são idosos que não receberam a grana nos primeiros lotes. Eles receberão cerca de R$ 33 milhões. Estão contemplados neste lote todos os contribuintes idosos que não possuem pendências (informações erradas) em suas declarações.
A consulta ao lote pode ser feita pelo site da Receita ou pelo telefone 146. A ligação é gratuita de telefone fixo. De celular, é cobrada tarifa de ligação local.
O pagamento será feito no dia 15, com correção de 4,01%, correspondente à Selic (taxa básica de juros da economia) acumulada entre maio e setembro deste ano.
A grana é depositada na conta informada pelo contribuinte na declaração. Se não foi informado o número da conta, é preciso procurar qualquer agência do Banco do Brasil. A restituição fica disponível no banco por um ano. Após esse prazo, será preciso procurar a Receita.
Neste lote, também foram liberadas restituições que caíram na malha fina de 2008. No total, serão beneficiados 5.391 contribuintes. Eles receberão cerca de R$ 13 milhões, com correção de 16,08%, correspondente à Selic acumulada entre maio de 2008 e este mês.
O contribuinte que não receber a restituição no quarto lote deve ficar de olho na sua declaração para ver se não há algum erro nela. O conserto e o envio de nova declaração podem ser feitos pelo site www.receita.fazenda.gov.br.
Segundo levantamento da Superintendência da Receita Federal em São Paulo, há cerca de 121 mil declarações de IR de 2005, 2006, 2007 e 2008 retidas na malha fina no Estado. São 67.352 documentos retidos de 2008, segundo dados até o dia 20 de julho.
Neste ano, a previsão é a de que, no máximo, 190 mil contribuintes paulistanos caiam na malha fina. Porém, é possível que o número seja menor, já que a Receita está adotando medidas que permitem ao contribuinte verificar a situação de sua declaração e enviar uma retificadora para corrigir as pendências.
fonte: Bol Notícias