Uma comissão da Secretaria Municipal de Assistência Social (Secias) realizou visitas nas residências das famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família e identificou irregularidades na concessão do benefício.
"Encontramos mulher de vereador, de policial, enfermeiro, mãe de médico, professores e diretores de escolas recebendo indevidamente o benefício do Bolsa Família", disse a secretária Rosa Sampaio, ressaltando que membros da comissão foram mal recebidos em algumas residências. Ela determinou o imediato cancelamento dos cadastros irregulares.
Segundo a secretária Rosa Sampaio, o prefeito Vagner Sales determinou a formação da comissão para verificar in loco a situação das famílias beneficiadas pelo programa do Governo Federal, que é coordenado pela Prefeitura e destinado a socorrer famílias em situação de risco.
Atualmente 2 mil famílias em Cruzeiro do Sul são beneficiadas pelos recursos do Programa Bolsa Famílias, mas a lista de espera tem 3 mil famílias aguardando uma vaga para receber o valor de R$ 140,00.
"Até o momento foram recadastradas 780 famílias e aproveito para informar que os beneficiários do programa que não fizerem o recadastramento terão seu cadastro anulado. O Ministério do Desenvolvimento Social prorrogou o recadastramento até o dia 31 de Outubro", ressaltou a secretária.
Mais de 80 vagas foram abertas com a identificação das famílias que não se enquadram nas normas do Bolsa Família. Nos meses de Julho e Agosto foram recadastradas 80 novas famílias que passaram a receber o dinheiro do programa.
Para participar do Bolsa Família é preciso dividir a renda mensal de toda a família pelo número de pessoas da mesma casa e se o valor ultrapassar os R$ 140,00 aquela família não se enquadra no programa. Segundo dados da Secretaria de Assistência Social a estimativa é que com o resultado final do recadastramento pelo menos 200 famílias possam deixar o programa, para que outras mais necessitadas passem a receber os recursos do Bolsa Família.